Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Alimentos naturais reduzem riscos da obesidade

Alimentos naturais reduzem riscos da obesidade

A obesidade é considerada um dos 10 piores problemas de saúde pública do mundo. Muitos fatores podem levar a obesidade como sedentarismo, a alimentação inadequada, a hereditariedade e a compulsão por comida devido a questões emocionais.

Mas se você deseja ter um corpo saudável por dentro e por fora deve dar preferência aos alimentos naturais.
O presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ), Paulo Edson Reis Jacob Neto, afirma que a obesidade é uma doença complexa. "A obesidade envolve o organismo como um todo, provoca consequências graves a saúde e ainda é um fator de risco para outras doenças, como o diabetes, os problemas cardiovasculares e as alterações nos níveis de colesterol", destacou o médico ortomolecular.
Para o médico os hábitos saudáveis devem ser praticados desde a infância, criando uma cultura de qualidade de vida e saúde. "A prevenção só é possível com a conscientização da população em relação à importância da adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Além de prevenir estes elementos são fundamentais para o emagrecimento e a manutenção do peso", comentou.
Dar preferência aos alimentos naturais, sempre muito bem higienizados, e evitar a ingestão de alimentos industrializados é imprescindível. "As pessoas comem as coisas erradas, de maneira errada e para agravar a situação são sedentárias. Frutas, verduras, legumes, água, sucos de frutas, grãos e carnes magras não fazem parte do cardápio diário da maioria das pessoas, que preferem alimentos gordurosos, ricos em sódio e açúcar e que trazem mais malefícios do que benefícios ao organismo", afirmou.
Paulo explica que os nutrientes dos alimentos possuem funções específicas no organismo, promovendo a saúde e o bem estar e que a escolha adequada do que se come gera um melhor aproveitamento dos benefícios da comida. "Este é o princípio de uma terapia natural chamada Trofoterapia. O objetivo é compreender a relação entre os alimentos e o corpo no que diz respeito à cura e a prevenção de doenças. O paciente recebe orientações de grupos alimentares que podem contribuir para a sua saúde. A comida é o melhor e mais natural remédio para os males que afetam o ser humano", ressaltou.
Para o médico ortomolecular a obesidade é um grande problema que influencia a saúde pública, também entre as crianças e os jovens. No Brasil o excesso de peso atinge mais da metade da população adulta, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário