Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Salgadinhos de pacote


Cuidado com o sódio!


Salgadinhos de pacote

A obesidade infantil cresce a cada dia e associada a ela doenças como: diabetes, colesterol elevado e hipertensão. O consumo excessivo de sódio pode ser um dos causadores desse aumento da pressão tão precoce nas crianças. O sódio está presente de forma elevada nos industrializados, e entre eles estão os salgadinhos de pacote, preferência da criançada.

Será que existe algum que seja menos pior? Existe uma frequência e quantidade que pode ser consumida sem causar prejuízos a saúde? Esclareça a seguir suas dúvidas e veja uma lista com a quantidade de sódio presente em alguns salgadinhos.
Primeiramente é importante ficar atento com as informações nutricionais escritas na embalagem. Se o produto tiver mais do que 400mg de sódio em 100g, sinal que é rico em sódio. Para se ter uma idéia alguns salgadinhos tem mais de 500mg de sódio em 20g!
Na hora de escolher a marca, tipos e sabores prefira os que contém menos sódio e também não esqueça de dar uma olhadinha nas calorias. Mas o mais importante é a frequência e a quantidade que eles serão consumidos, isso sim, fará toda a diferença para a saúde. Uma vez por mês ou a cada quinze dias por exemplo, uma porção moderada.
Outra dica é para que deixe seu filho abrir o pacote de salgadinho no dia em que tiver mais crianças reunidas, assim ele pode dividir e não corre o risco de comer o pacote todo sozinho.
Outras observações também são importantes, como não substituir uma refeição principal (almoço, jantar, café da manhã) pelo salgadinho de pacote ou levar de lanche para escola aquelas porções individuais também não é legal, pois não deve ser consumido diariamente.
Confira agora a quantidade de sódio de alguns salgadinhos:
Doritos sabor queijo nacho (25g - 1 xícara de chá).
Quantidade de sódio - 124mg
Cebolitos (25g - 2 xícaras de chá).
Quantidade de sódio - 248mg
Ovinhos de amendoim (25g - ½ xícara de chá).
Quantidade de sódio - 289mg
Cheetos bolinha (25g - 2 xícaras de chá).
Quantidade de sódio - 169mg
Baconzitos (25g - 2 xícaras de chá).
Quantidade de sódio - 308mg
Batata frita pringles sabor original (25g).
Quantidade de sódio - 143mg
Fandangos sabor presunto (25g - 1 xícara de chá).
Quantidade de sódio - 172mg
Torcida - sabor bacon (4 unidades).
Quantidade de sódio - 260mg
Salgadinho de trigo sabor picanha grelhada pingo d’ouro (20g).
Quantidade de sódio - 440mg
Stiksy (20g).
Quantidade de sódio - 501mg
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário