Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Receita básica de brownie sem glúten


Ingredientes
¾ de xícara de chá de cacau em pó
¾ de xícara de chá de manteiga
2 ¼ xícaras de chá de açúcar demerara
4 ovos
1 1/3 de xícara de chá de mistura de farinhas sem glúten
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 xícara de chá de nozes picadas
½ colher de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de sal marinho


Preparo


Pré-aquecer o forno a 180°C. Untar um tabuleiro retangular médio com cacau em pó. Em uma panela grande, derreta a manteiga com o cacau em pó, em fogo baixo, mexendo sempre, até que a mistura fique homogênea. Retirar do fogo e deixar ficar morno. Acrescentar o açúcar demerara e misturar bem. Bater os ovos, um de cada vez. Acrescentar na mistura os ovos, a mistura de farinhas sem glúten, a essência de baunilha, as nozes picadas, o fermento em pó e o sal marinho. Espalhar a mistura no tabuleiro untado. 

Assar em forno médio por cerca de 20 a 25 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do bolo (com aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixar esfriar e servir. 

Rendimento: 8 porções.
Valor calórico: aproximadamente 180,0 Kcal por porção. 

Ótima opção de sobremesa para portadores de doenças celíaca ou hipersensíveis ao glúten. O cacau em pó é fonte de polifenóis de ação antioxidante. As nozes são fontes de gordura insaturada que beneficiam a saúde do coração.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário