Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 8 de junho de 2013

Alimentos no combate a TPM


Uma das principais características dos sintomas da TPM é que eles aparecem geralmente uma ou duas semanas antes das menstruações e somem completamente durante o período de sangramento.
Entre os sintomas mais relatados podemos destacar : Compulsão alimentar (principalmente doces) , retenção de líquido (inchaço) , enxaquecas , ansiedades, irritação entre outras .
A alimentação inadequada , pode muitas vezes influenciar nesses sintomas , uma vez que vários alimentos apresentam ainda substancias específicas importantes que colaboram na prevenção ou na diminuição desses terríveis sintomas e melhora do metabolismo, considerados assim promotores de saúde.
Conheçam alguns deles que pioram a TPM :

Chocolate: Saber escolher o chocolate , é fundamental , uma vez q a procura desse alimento pelas mulheres nesse período é muito grande , pois o cacau ajuda a aumentar a liberação de seretonina, melhorando o bem estar e o prazer .Porém a escolha errada , poderá muitas vezes aumentar muito mais esses sintomas tão indesejáveis , pois o chocolate ao leite (os mais comuns) é composto por concentrado teor de açúcar e gordura trans, que, neste caso, só agravam ainda mais esse sintomas, aumentando a ansiedade e a busca por mais doces . Opte por chocolates com concentração de cacau altas (70%)
Cafeína: Presente no cafezinho, chá mate, guaraná natural e refrigerantes, são potentes estimulantes do sistema nervoso, aumentando o hormônio do estresse e diminuindo a produção de serotonina no cérebro, com consequente aumento da tensão, irritabilidade, estresse, dores de cabeça, ansiedade e compulsão por doce.
Alimentos ricos em gordura saturadas (ruim): Alimentos como manteiga gordura trans (biscoitos recheados , sorvetes…), embutidos (salsichas , frios etc..) e laticínios são ricos em gordura mais inflamatória, aumentando substâncias que inflamam o organismo, provocando cólicas, dores de cabeça, seios doloridos, além do inchaço e retenção de líquidos para conter mais sódio também.
Álcool: Aumentam a eliminação de vários nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico, entre eles, destacamos o cálcio, magnésio e vitamina do complexo B, que, na deficiência, provoca também hipoglicemia e todos os sintomas já citados acima.
SUCO FUNCINAL PARA ALIVIAR OS SINTOMAS DA TPM
1 copo de suco de lima da pérsia – Evita a retenção de líquidos.
3 amêndoas picadas – Fonte de zinco que contribui para regular os níveis de glicose no sangue. O zinco tende a cair na mulher com TPM. Essa queda aumenta a vontade de comer doces, causa fadiga e cefaléia.
1 talo de aipo picado – Rico em potássio, importante mineral para o funcionamento do organismo. Evita a retenção de líquido por ter efeito diurético.
1 xícara de folha de couve  picada – Por ser rico em magnésio, que é uma das substancias fundamentais para a produção de energia no organismo, melhora a disposição e reduz a irritabilidade, além de ajudar na eliminação de toxinas do organismo.
Bater tudo no liquidificador e beber em seguida, todos os dias pela manhã esse delicioso e saudável suco
Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário