Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Fome oculta


Conheça os sinais da Síndrome da fome oculta


Fome oculta

Se você andar pelas academias fazendo uma pequena enquete verá que grande parte das pessoas ali estão praticando exercícios físicos em excesso e, o pior, na hora das refeições estão deixando de lado alguns alimentos pelo fato de estarem fissurados na contagem de calorias ingeridas. O resultado? Em pouco tempo o corpo mostra sinais de fraqueza e indisposição.

Sabe aquela vontade compulsiva de comer alguma coisa que você não sabe o que é, mesmo depois de detonar um super pratão de comida? Pois é, o que parece gula, na verdade pode ser o seu organismo tentando alertar que o seu corpo está com algum déficit nutricional. Um dos problemas que pode ocorrer quando seguimos uma dieta sem orientação é a Síndrome da Fome Oculta (SFO). Ela é chamada de oculta porque sinaliza a fome do organismo por nutrientes e o organismo dá sinais da falta de elementos importantes para o seu bom funcionamento.
Para quem nunca escutou falar sobre a síndrome, a SFO pode comprometer a saúde de pessoas de qualquer condição socioeconômica ou grau de escolaridade. Pessoas obesas e magras sofrem com esta síndrome. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que, no mundo, ela afeta uma em cada quatro pessoas. De acordo com a nutricionista da farmácia Online Farma, Alessandra Rocha Lopes, "boa parte das pessoas escolhem os alimentos que compõem a sua dieta pelo valor calórico, e se esquecem ou ignoram o conteúdo nutricional. As refeições precisam ser feitas tendo em mente a busca do equilíbrio tanto de tipos de alimentos como de nutrientes", explica.
Ainda segundo a médica, a deficiência de nutrientes representa um sério risco à saúde, aumentando as chances de desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, osteoporose e problemas cardiovasculares. Entre os fatores causadores da Síndrome da Fome Oculta, soma-se à alimentação deficiente em nutrientes o estresse diário e o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Quem sofre de doenças crônicas, está com a saúde debilitada ou passou por tratamento cirúrgico acaba por não absorver devidamente os sais minerais e vitaminas dos quais precisa e termina desenvolvendo a síndrome.
Outros sintomas como dores musculares, cãibras, cansaço intenso, fraqueza, palpitações e irritabilidade também podem indicar a presença da Síndrome da Fome Oculta, sendo que a falta de vitaminas pode provocar sangramento vaginal, pele opaca, ressecamento das mucosas, queda de cabelo, flacidez, unhas manchadas e quebradiças, entre outros sinais.
Para quem iniciou uma dieta agora e está preocupada, a nutricionista dá a receita para prevenir esta síndrome: uma alimentação correta, que inclua todos os grupos alimentares - proteínas, carboidratos, frutas, verduras e legumes. "É preciso variar os alimentos. Pratos bem coloridos são sinal de uma alimentação nutritiva, porém, sem exagerar, buscando sempre o equilíbrio", alerta Alessandra.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário