Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Marmita mais saudável


Quentinhas são as melhores opções para quem quer ter mais saúde e dinheiro


Marmita mais saudável  Quentinhas são as melhores

Levar comida de casa para o trabalho é uma das alternativas mais saudáveis para quem precisa se alimentar na rua. Afinal, além de ser uma opção mais barata, ela também possibilita um maior controle sobre a qualidade dos alimentos. De acordo com a nutricionista Tatiana Branco, em casa conseguimos dosar as quantidades de sal, gordura ou condimentos usados durante a preparação do prato, sem contar que temos certeza da procedência dos produtos e preparação.

Ou seja, os riscos de contaminação e a probabilidade de cair em tentação se reduzem a quase zero. "Os buffets de restaurantes geralmente optam pela quantidade, fazendo você pegar (inconscientemente) mais do que realmente precisa ou gostaria, além de abusarem nas opções fritas e saturadas (churrascos, preparações à milanesa e gratinadas)", afirma.
A nutricionista ainda explica que o ato de comprar e preparar de acordo com seu paladar e preferências faz com que a pessoa se comprometa mais com a alimentação correta. Mas, cuidado, não é porque a sua comidinha está sendo preparada com todo o zelo que você vai colocar na marmita tudo o que sente vontade de comer. Bom senso é fundamental na hora de montar o seu cardápio. Então, na hora de preparar a refeição do dia é importante seguir a pirâmide alimentar, incluindo todos os grupos de alimentos no seu prato: proteínas, carboidratos, frutas, verduras, legumes, leguminosas e fibras. Segundo ela não devemos pular ou omitir refeições durante o dia a dia. "Esse hábito só faz aumentar nossa fome para a próxima refeição além de colocar o corpo em ‘alerta’, fazendo com que o acúmulo de gorduras seja maior", ensina. Por isso, aposte em pratos coloridos, com diferentes texturas e sabores para auxiliar na saciedade sem diminuir o prazer ao se alimentar.
Para aqueles que morrem de dúvida na hora de optar pelos alimentos in natura ou enlatados, a especialista diz que o ideal é ingerir, de preferência, os alimentos da forma mais natural possível. Agora, se você não tem tempo de encarar o fogão todos os dias, calma, isso não é o fim do mundo. Afinal, para ter uma alimentação saudável não é preciso ficar durante horas na cozinha. "Alguns alimentos podem ser preparados e congelados antecipadamente, assim a pessoa não precisa cozinhar todos os dias, como o feijão, grão de bico, as carnes (sem temperar), alguns vegetais, panquecas", esclarece Tatiana. Ela ainda lembra que aproveitar os alimentos de época é uma boa opção, já que eles são mais abundantes e baratos.
Se assustou com os preços do mercado? A nutricionista fala que uma boa opção quando as carnes ou legumes estão muito caros é optar pelas preparações ensopadas (como estrogonofe ou picadinho), que são pobres em gorduras e fazem render as porções. Ela ainda sugere que o cardápio não se reduza apenas ao prato principal. "Sempre que possível acrescente uma salada e uma fruta na sobremesa; estes alimentos ajudam na digestão e sensação de saciedade", ressalta. Para te auxiliar na elaboração da sua marmita, a nutricionista dá as dicas: prepare de antemão sua quentinha; não a tampe com alimentos ainda quentes, pois eles podem ‘azedar’; conserve os alimentos em recipiente próprio (de preferência de vidro com tampa) em geladeira até o momento da refeição; coloque a salada em recipiente separado para não murchar e o tempero à parte para não ‘queimar’ as folha; como regra geral, prefira sempre as preparações sem fritura, especialmente os alimentos imersos em óleo, como salgadinhos, batata frita, polenta, entre outros; evite as preparações de conservação arriscada, como, por exemplo, as maioneses."
Curtiu a sugestão e está pensando em aderir às marmitas para ter uma alimentação mais saudável e, de quebra, economizar o salário? Tatiana diz que o segredo de uma alimentação saudável é não restringir a ingestão de nenhum alimento e sugere algumas opções divididas em grupos alimentares: "carboidratos: arroz, massas, preparação de batata (purê, rosti, etc); leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico; proteínas: carne (filé bovino, de peixe ou de frango magro), de preferência grelhada sem óleo, ensopada ou assada; legumes, verduras diversas e cereais, o mais variado possível.
Na hora de preparar as saladas, pode abusar e consumir folhas à vontade. Ao invés de refrigerantes, prefira sucos, de preferência os cítricos que são ricos em vitamina C, pois eles ajudam a sintetizar o ferro ingerido através das carnes. Para as frutas, opte por aquelas que possuem mais fibras tanto na polpa quanto na casca, pois ajudam a manter a saciedade e facilitam a digestão.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário