Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 8 de junho de 2013

Fatores de risco para a Hipertensão Arterial


Pressão sanguínea é a força exercida pelo sangue na parede das artérias, durante a circulação. A hipertensão ou pressão alta acontece quando essa pressão está mais alta do que esperado. Na maioria das pessoas esperamos encontrar essa pressão até no máximo 120 x 80 mmHg.
Atualmente, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial, e isso está diretamente relacionado ao estilo de vida e alimentação. Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento da hipertensão mas alguns fatores podem contribuir para que ela apareça de forma mais precoce. Veja quais são os principais fatores de risco para a hipertensão:
FATORES DE RISCO
Tabagismo: o tabagismo é considerado o mal do século, sendo ele responsável por 1 em cada 6 mortes. Ele aumenta o risco de doença coronariana, pulmonar e cânceres. Tem efeito adverso na redução dos lipídios, além de induzir o organismo à resistência ao efeito das drogas anti-hipertensivas.
Bebida Alcoólica: assim como o tabaco, o álcool influência na ação das drogas anti-hipertensivas. Sua ingestão excessiva eleva a pressão arterial assim como a variabilidade da pressão, sendo fator de risco para acidentes vasculares encefálicos.
Estresse e Sedentarismo: Pessoas estressadas e sedentárias tem grandes chances de contrair tal enfermidade.
Alimentação: a alimentação tem relação mais que direta com esta enfermidade. Reduza o consumo de sal, alimentos pré-preparados, industrializados e embutidos. Escolha os óleos vegetais e em pouca quantidade, evite os alimentos ricos em gordura e as frituras em geral, evite açúcares e doces e opte por ervas, azeite e limão para temperar os alimentos. Consuma alimentos ricos em fibras, ou seja, os alimentos naturais e escolha sempre preparações grelhadas, cozidas ou assadas.
Peso: o excesso de peso tem relação direta com o aumento da pressão. Se você encontra-se nesta categoria, comece a movimentar-se e a alimentar-se bem. Só depende de você e da sua força de vontade.
Cuide-se. Evitar é melhor que remediar. Alimente-se saudavelmente, exercite-se e adquira um estilo de vida saudável! Tenha qualidade de vida e saúde. Boa semana.
Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário