Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festa Junina Saudável


O mês de junho é marcado pelas festas juninas, suas bandeirinhas, quadrilhas e pelas fogueiras. 

Para o sucesso da festa não podem faltar também os pratos típicos, o ideal para não sair da dieta é optar por quitutes mais saudáveis sem deixar de aproveitar a festa. 

Milho 

O milho pode ser utilizado de várias formas nas festas juninas, desde assado na espiga, como para preparo de bolos e broas na forma de farinha de milho (fubá). O milho, como todo cereal, é rico em carboidratos que são responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo. É fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser fonte de vitaminas A, C, folato e tiamina, além dos minerais potássio e ferro. 

Gengibre 

A raiz é muito utilizada no quentão, bebida típica das festas de junho. Ele possui ação anti-inflamatória, auxilia no fortalecimento do sistema imune. Auxilia na digestão, pode ser consumido para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos. 

Abóbora 

Ingrediente principal do doce bastante típico das festas juninas. Possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Além de preparar o doce a abóbora também pode ser utilizada para preparo de creme com gengibre. O betacaroteno é um precursor da vitamina A no organismo, que possui ação antioxidante, estimula a proliferação de células de defesa, é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo e contribui para a integridade da mucosa epitelial. Além disso, esta vitamina é importante para visão noturna e previne xeroftalmia. 

Pinhão cozido 

Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sangüíneo. 

Arroz doce 

O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia, possui ainda proteínas e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam de várias reações em nosso organismo, dentre elas aquelas que envolvem a produção de energia. Experimente preparar a tradicional receita de arroz doce utilizando arroz integral, condensado de soja ou leite condensado diet e açúcar mascavo ou adoçante para forno e fogão. 

Amendoim 

O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes como: proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como: potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês. O amendoim é um alimento energético, os ácidos graxos poliinsaturados atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois auxiliam na regularização dos níveis de colesterol. O amendoim é utilizado em diversos pratos típicos, como o amendoim doce, paçoca, bolos, dentre outros. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário