Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 23 de junho de 2013

Suco antioxidante de frutas vermelhas

Suco de frutas vermelhas para longevidade e dispos

As frutas vermelhas tem alto teor de antioxidantes e por isso alcançaram o status de super alimentos. Amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry são frutas vermelhas. Trazemos algumas dicas de como usá-las a seu favor.

Segue também uma deliciosa receita de suco com essas frutas para seu café da manhã ou lanche.
A nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, afirma que as cores vermelhas e arroxeadas se devem à presença de flavonóides, ou seja, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. "Os radicais livres são moléculas responsáveis por danos em nosso organismo. As frutas vermelhas por serem ricas em antioxidantes reduzem do risco de câncer e doenças do coração", explicou.
Os benefícios dessas frutas vão além pois antioxidantes tem papel importante na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. "Os estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas assim como diminuem o desenvolvimento de tumores também melhoram o funcionamento do cérebro", contou Flávia.
No verão, pela exposição ao sol, os radicais livres são produzidos em maior quantidade e esses radicais livres causam danos à pele. "O excesso de radicais livres está relacionado ao surgimento de rugas e manchas de pele, assim, os antioxidantes das frutas vermelhas previnem a formação de rugas e o surgimento de manchas de pele", ressaltou.
De acordo com a nutricionista as frutas vermelhas contêm também vitaminas C e E, que ajudam a aumentar a capacidade antioxidante do organismo, além de conter fibras, importantes para a saúde digestiva e do coração. O consumo dessas frutas é mais interessante que o uso de suplementos antioxidantes. "Os flavonóides atuam em sinergia com essas vitaminas, aumentando o efeito benéfico das frutas vermelhas", pontuou.
Para termos os benefícios dessas frutas elas devem ser consumidas in natura ou na forma de polpa congelada. "São boas opções de lanche, deixam a salada de frutas mais bonita e saborosa e também são excelentes em iogurtes, sucos e smoothies", recomendou.
A nutricionista da uma receita de suco de frutas vermelhas. Ele pode ser opção para os lanches da manha ou da tarde, ou ainda para tomar após o treino ou exposição ao sol.

Suco Antioxidante

Ingredientes
2 xícara de frutas vermelhas congeladas (cerejas, morangos, amoras e mirtilo)
200ml de suco de romã ou suco de cranberry
200ml de água gelada
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Rendimento: 2 porções.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário