Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 30 de junho de 2013

Inverno: 9 alimentos que mantém a gripe afastada


Que a alimentação é importante para a sua saúde você já sabe, mas você sabia que alguns alimentos quando incluídos no cardápio dão aquele estimulo para as respostas de defesa do nosso organismo? 

Para manter o sistema imunológico em alerta, além de incluir no cardápio muitas frutas, legumes e verduras e de beber bastante água não deixe faltar: 

1. Leites fermentados e iogurtes 

Os leites fermentados e alguns iogurtes são fontes de boas bactérias, conhecidas como probioticos. Os probioticos atuam como uma primeira barreira contra as bactérias causadoras de doenças além de estimular a resposta do sistema imunológico. 
Se você preferir esses probioticos também podem ser encontrados na forma de suplementos, em cápsulas ou pó. 

2. Aveia integral 

A aveia é fonte de beta-glucana, um tipo de fibra, que segundo um estudo norueguês apresenta atividade antimicrobiana e antioxidante. 
No estudo, os animais que ingeriram aveia foram menos propensos a contrair a gripe e herpes.
A aveia é também fonte de zinco, um mineral importante para a maturação das células de defesa do organismo. 

3. Alho 

No alho temos um componente ativo chamado alicina, que combate infecções e bactérias. Estudos comparando pessoas que tomaram placebo ou alho mostraram que as pessoas que ingeriram o alho tiveram menos quadros de resfriados e gripes.
O alho tem papel ainda na redução da pressão arterial e na prevenção contra câncer de aparelho digestório.
A sugestão são de 2 dentes de alho crus ao dia ou cápsulas de óleo de alho. 

4. Peixes fontes de omega 3 

Peixes como sardinha, salmão selvagem e atum são fontes de um tipo de gordura chamada omega 3. Essa gordura ajuda a reduzir inflamação e infecções respiratórias.
Outros peixes e frutos do mar são fontes de selênio e zinco minerais importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Se preferir as cápsulas de óleo de peixe são uma opção interessante. 

5. Chás verde e branco 

Nos chás feitos da planta camellia sinensis, temos um aminoácido chamado L-teanina que fortalece o sistema imunológico. Um estudo feito em Harvard mostrou que pessoas que durante 2 semanas beberam 5 xícaras por dia chá eram mais resistentes a vírus e bactérias que os que beberam qualquer bebida quente. 

6.Cogumelo Shiitake 

Esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Acrescente o shiitake em receitas como arroz integral, molhos para massas e saladas. 

7.Geleia Real 

Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias. Encontrada in natura e em cápsulas. 

8.Mel 

Ação bactericida e anti-séptica. É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas, frutas. 

9. Óleo de coco 

Rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário