Conceito de alimentos termogênicos e calorias negativas.
(a) Alimentos Termogênicos– São aqueles que geram calor através de processos fisiológicos. Seu consumo elevaria a temperatura corporal ativando a metabolismo e ajudando no maior gasto energético, auxiliando a queima de calorias. Combinar temperos e epeciarias a refeições saudáveis, equilibradas e pouco calóricas, junto com a prática de exercícios físicos regulares poderiam ajudar no emagrecimento ou na manutenção do peso.
(b) Calorias Negativas – A explicação sobre “ calorias negativas” seria que o corpo gastaria mais energia para digerir e absorver nutrientes de determinados alimentos de baixa caloria que seu próprio conteúdo calórico, gerando um balanço energético negativo, necessário para perder peso. São alguns exemplos.
- Alface Aspargos
- Couve Flor
- Funcho
- Grapefruit
- Agrião
- Alho poro
- Limão
- Rabanete
- Tomate
- Aipo
- Brócolis
- Espinafre
- Amora
- Morango
- Chicória
- Pepino
- Berinjela
- Repolho
- Pimenta, etc
Nem todos estariam dê acordo com esse conceito, que gera algumas controvérsias já que seria relativamente difícil calcular o gasto calórico para digerir e absorver os nutrientes ( 75, 76).
Alguns alimentos podem ser termogênicos e ao mesmo tempo estar na lista daqueles de calorias negativas.
Chá verde ou Camellia sinensis – Sua substância termogênica é a epigalocatequina galato (EGCG). Também, é diurético, desintoxicante e antioxidante ( polifenóis).
Café ou Coffea cruda possui cafeína ( metilxantina) que é uma substância termogênica.
Mate – Age da mesma forma que os anteriores e sua substância termogênica a cafeína.
“ENVIGA”-(NOVIADADE!) Trata-se de uma bebida desenvolvida em conjunto pela Coca-Cola e pela Nestlé, anunciada como o primeiro refrigerante a ter “calorias negativas” e que já estaria sendo comercializada nos Estados Unidos. Segundo os fabricantes, isso significa que o produto ajudaria a queimar calorias – já que o mesmo aumentaria a taxa metabólica basal levemente e, conseqüentemente, ajudaria quem quer perder peso. A Coca-Cola e a Nestlé garantem que o consumo de três latas diárias pode queimar até 100 calorias (o equivalente a uma batata cozida). De acordo com os fabricantes, o segredo da bebida está em uma substância chamada epigalocatequina galato (EGCG), presente no chá verde, que vem sendo estudada nos laboratórios da Nestlé desde 2002. Uma vez absorvida pelo organismo, a EGCG seria capaz de acelerar o metabolismo e provocar maior eficiência na queima de calorias. Para reforçar seu efeito, cafeína foi adicionada à formulação. A bebida faz parte de uma categoria de produtos chamados alimentos funcionais – aqueles que, além de matar a fome ou a sede, exercem outras funções fisiológicas benéficas no organismo.
Pimenta Vermelha (malagueta, caiena, ou dedo de moça) – É uma especiaria que possui em sua composição uma substância termogênica conhecida como Capsaicina que elevaria a temperatura corporal ativando a metabolismo e ajudando no maior gasto energético, auxiliando a queima de calorias. Combinar temperos e epeciarias a refeições saudáveis, equilibradas e pouco calóricas, junto com a prática de exercícios físicos regulares poderiam ajudar no emagrecimento ou na manutenção do peso.
Canela – Age da mesma forma que os anteriores e sua substância termogênica são o aldeído cinâmico
Mostarda - Age da mesma forma que os anteriores e sua substância termogênica a sinegrina.
Gengibre – Age da mesma forma que os anteriores e suas substâncias termogênicas são sagaol e gingerol
Gostaria de ressaltar que a inclusão de determinados alimentos aqui citados a uma dieta saudável e balanceada poderá ser interessante para a manutenção do peso corporal. Talvez o efeito individual de cada componente seja muito pequeno para resultar numa perda de peso significativa. Mas se os componentes forem bem combinados, os efeitos poderão ser mais significativos. Sua introdução à dieta, aliados a uma dieta pobre em calorias e atividade física regular poderão assegurar melhores resultados.
Fonte: Busca Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário