Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Insatisfação com o corpo pode ser sintoma de doença


Cuidar do corpo, se preocupar com os quilinhos extras ou ser adepto do exercício físico para deixar a silhueta definida e com curvas não traz nenhum prejuízo à saúde, “desde que estes cuidados pessoais façam parte de uma rotina de vida saudável e sem exageros”. O alerta é do psicólogo Niraldo de Oliveira Santos, da Divisão de Psicologia do HC (Hospital das Clínicas).

— O cuidado com o corpo proporciona bem-estar e eleva a autoestima. No entanto, o exagero pode prejudicar o cotidiano, comprometer a saúde mental e desencadear algumas doenças.

Segundo o especialista, o primeiro sinal de alerta é quando há o descontentamento constante com a imagem e a busca pelo corpo perfeito (e da moda) passa a ser prioridade e ocupar a maior parte do tempo da pessoa.

— Gastar boa parte do dia observando o corpo em superfícies refletoras, não necessariamente apenas espelhos, transformar a vida em contagem de calorias, usar somente roupas apertadas ou largas, como moletons, e beliscar a pele para checar se tem gordura são alguns sinais que demonstram preocupação extrema com a imagem.

A insatisfação com o corpo pode levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares, de acordo com o psicólogo. Entre os mais comuns, estão compulsão alimentar, bulimia, anorexia e vigorexia (viciados em academia e anabolizantes).

— Os problemas não são específicos do universo feminino. Muitos homens também podem apresentar os transtornos, que costumam começar na infância ou adolescência e se estende para a vida adulta.

Segundo ele, a bulimia e anorexia são mais identificadas em mulheres jovens, “embora nos últimos anos tenha se observado uma tendência em crianças e homens”. Já a vigorexia é mais comum em homens e a compulsão alimentar acomete ambos os sexos.

O psicólogo acrescenta que estes transtornos dificilmente aparecem sozinhos, geralmente vêm acompanhados de outras doenças, sendo a depressão a mais frequente.
— No caso de anorexia e bulimia, destaca-se também o alcoolismo e o uso de drogas, assim como a vigorexia está associada aos anabolizantes.
O especialista do HC alerta que a anorexia é o transtorno psiquiátrico que mais mata no Brasil e o índice de mortalidade é maior do que todas as doenças psiquiátricas. A boa notícia é que todos os transtornos têm tratamento, que vai desde psicoterapia e uso de medicação até internação, nos casos mais graves.

Corpo artificial

Para alcançar o objetivo de um corpo sarado e cheio de curvas, homens e mulheres recorrem não só aos exercícios físicos como também as cirurgias plásticas e ao uso de suplementos e anabolizantes. Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), há limites para o corpo “crescer”.
— O corpo cresce até certo limite porque existe um fator genético que deixa o músculo ir até aquele ponto. Depois disso, não adianta anabolizante nem suplemento.
O excesso de malhação pode causar um estado de over training — ruptura de fibras musculares que pode temporariamente sobrecarregar os rins, explica a médica. Além disso, o exagero impede a recuperação do músculo e, consequentemente, o resultado almejado.
— Sem falar que pode causar cansaço excessivo e fadiga crônica.
O educador físico André Roberto Grigoletto, acrescenta que "ao longo do tempo alguns exercícios podem provocar problemas nas articulações e nos músculos".
— A pessoa pode viciar no exercício, cada vez mais aumentar o peso e fazer mais musculação sem dar o tempo necessário para o músculo descansar e crescer. Para ter o resultado mais rápido, muitas vezes a pessoa começa a utilizar anabolizantes.

Quando apenas o treino de musculação não é suficiente, muitas pessoas lançam mão da suplementação de proteína, que “em excesso pode sobrecarregar os rins, aumentando o risco de cálculos renais”. No caso dos anabolizantes, as consequências para a saúde são ainda mais drásticas, adverte Andressa.
— Além de câncer de fígado em ambos os sexos, as mulheres ainda podem apresentar acne, queda de cabelo, crescimento de pelos pelo corpo e diminuição da ovulação. Já os homens podem desenvolver atrofia nos testículos, infertilidade e ginecomastia (aparecimento das mamas).
Outra consequência é que com a interrupção do consumo de anabolizante o músculo para de se desenvolver e acaba “murchando”. Por isso, para evitar todos estes problemas, os especialistas concordam que recorrer aos hábitos saudáveis é fundamental para atingir a meta do corpo perfeito. O psicólogo do HC reforça que “investir na dieta da moda ou definir um padrão que não é compatível com a sua constituição física são saídas equivocadas”.

Fonte: INGR

quarta-feira, 30 de julho de 2014

5 bons motivos para você se exercitar


Quilos extras, vontade de entrar na calça jeans ou vestir a camisa sem o desconforto da barriga, são as mudanças mais esperadas, mas levam tempo. Para ajudar a reduzir os riscos da desistência o fundador do sistema “Wellness Manager” em treinamento personalizado e diretor do Instituto do Bem Estar, presonal e coaching Giulliano Esperança dá outras razões que mais difíceis de mensurar, mas que podem ajudar e muito a continuar na linha.

Segundo Giulliano, um olhar mais apurado e específico vai notar áreas tão importantes como as mudanças na pressão arterial, glicemia, colesterol, diabetes e saúde do coração.

Por natureza, somos muito visuais e imediatistas, uma fraqueza que compromete a continuidade do processo de emagrecimento. Você quer a mudança na balança, como também diminuir o manequim?

O personal lista outros benefícios muito importantes para nosso organismo:

1 - Você vai dormir melhor
Pessoas que praticam exercício regularmente e que possuem um bom condicionamento físico, afirmam que são capazes de adormecer mais rapidamente, dormir melhor e se sentirem menos fatigadas durante o dia, quando comparadas com pessoas sedentárias.
Um estudo comparativo, identificou que corredores bem condicionados permanecem 18% de tempo a mais nas ondas lentas, durante o sono. Pesquisadores acreditam que o sono de ondas lentas ajude a restaurar e revitalizar o organismo da pessoa para o dia seguinte.

2 - Seu cérebro agradece
Estudos demonstram, de maneira consistente, que o exercício físico regular melhora o aprendizado e a memória, tanto imediata como remota. É grande o número de estudos que avaliaram o efeito dos exercícios no aprendizado.
Embora haja necessidade de mais pesquisas, o exercício tem efeito positivo no desempenho cognitivo, principalmente relacionado com a memória. É comum ouvirmos pessoas relatarem que sentem sua mente mais alerta após uma sessão de exercício.

3 - Uma pele mais saudável
O excesso de peso, parece estar associada com uma grande variedade de alterações nos organismos. Mais estudos são necessários para entender como a obesidade desempenha um papel em manchas e infecções da pele, o que se sabe é que a dificuldade circulatória apresentada pelo sobrepeso, é um fator agravante e que afeta a pele também.
O exercício, aumenta a atividade circulatória, auxiliando para a nutrição celular e remoção de elementos agressores das células. Como também, o emagrecimento facilita o trabalho do coração melhorando todo o processo circulatório, refletindo também na estética corporal.

4 - O seu trabalho agradece
Trabalhar é uma atividade física, ou seja, depende de toda a sua performance física para realizar tal atividade. Erroneamente, muitas vezes apenas associamos o exercício com a questão estética e nos esquecemos, que os benefícios de levantar peso estão muito além do que apenas o esperado no espelho.
Se o condicionamento físico melhora na aula de musculação e na corrida da esteira, este condicionamento também será melhorado para todas as demais atividades, inclusive a de trabalhar. Mais forte e mais resistente, significa que terá mais poder e mais disposição para enfrentar os desafios do seu trabalho.

5 - Sua saúde sexual vai viver em alta
Em 2011, uma pesquisa australiana concluiu que entre os homens obesos com diabetes, perder de 5 a 10 por cento do seu peso corporal levou a melhorias na função erétil e libido.
Aqui está uma atividade física que também será beneficiada pela melhora do condicionamento físico. Você pode não estar preocupado com as mudanças estéticas, mas se sentirá muito bem com uma maior disposição sexual.
Os efeitos circulatórios, acompanhados de emagrecimento, noites de sono mais recuperadoras e sentindo menor o impacto do desgaste do trabalho, será muito positivo para a sua saúde sexual.

Dá para ficar sarada e saudável exercitando-se em casa

Quem não tem tempo suficiente para exercitar-se, corre riscos de desenvolver doenças e alguns quilinhos extras. Pensando nisso, veja um minicircuito caseiro de apenas 30 minutos. Ou seja, a partir de agora, não vale mais a desculpa de falta de tempo ou lugar. Siga o passo a passo:

1. Alongue-se durante cinco minutos para evitar lesões.

2. Pule corda durante 2 minutos.

3. Pegue uma cadeira, sente e levante para realizar o movimento de agachamento. Faça 20 repetições para exercitar pernas e glúteo.

4. De costas, apoie as mãos nas pontas do acento e realize flexões e extensões dos cotovelos 15 vezes.

5. Durante 2 minutos, suba e desça do primeiro degrau de uma escada, alternando as pernas.

6. Deite em um colchonete e faça 20 repetições de abdominal com as mãos na nuca.

7. Por último, faça 15 flexões de braço com os joelhos e pés apoiados no chão.

Essa sequência deve ser repetida três vezes e, ao final, o alongamento deve ser feito novamente. Com esses exercícios, é possível gastar cerca de 300 calorias e, para obter resultados mais satisfatórios para a saúde e boa forma, o essencial é realizar a série de 3 a 4 vezes por semana.

Fonte: INGR

terça-feira, 29 de julho de 2014

Casos de infarto aumentam 30% no tempo frio


O mecanismo fisiológico para uma pessoa enfartar não é muito complexo: basta as artérias que enviam sangue ao coração serem obstruídas por alguma razão – a causa mais comum são placas de gordura acumuladas ao longo da vida – que o sangue não passa, o coração não recebe o líquido vital com oxigênio e sofre danos sérios que podem levar à morte. O problema é que, com o frio, o risco aumenta em 30%.

O porcentual se eleva porque, quando a temperatura diminui, o organismo contrai as artérias para se manter aquecido. Com isso, o sangue não tem tanto espaço para circular, o que é chamado de vasoconstrição. Nessa condição, o sangue precisa fazer mais pressão para circular - a pressão alta - e, dependendo do caso, pode não sobrar espaço para circulação. Se a passagem for totalmente obstruída, acontece o infarto.

Quem já tem problemas coronários, é tabagista, sedentário, tem diabetes ou colesterol alto, deve redobrar o cuidado.

 “Mesmo o Brasil não sendo um País tão frio como aqueles da Europa, da Ásia ou da América do Norte, vemos que os casos de infarto aumentam muito no inverno”, explica César Jardim, cardiologista chefe do Clinic Check-up do HCor em São Paulo.

A questão se agrava porque no inverno a tendência é que as pessoas diminuam a prática de exercícios físicos e o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e hortaliças. E piora ainda mais se o indivíduo for exposto a choques térmicos, o que acontece, por exemplo, quando sai da casa quente e toma o ar gelado das ruas sem agasalhos suficientes.

Para afastar o perigo, portanto, o indicado é controlar a hipertensão, o diabetes e o colesterol, além de manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável e evitar o tabaco.

Idade e hereditariedade

O cardiologista explica, no entanto, que há fatores de risco incontroláveis. “Não podemos lutar contra a idade e hereditariedade”, explica Jardim. A idade começa a pesar a partir dos 55 anos para os homens e 65 anos para as mulheres.

Quem tem propensão genética a ter infarto – mãe com menos de 65 anos, pai ou irmão com menos de 55 anos que já tiveram esse evento cardiovascular – deve ficar ainda mais alerta.

Além dos bons hábitos, para verificar se o coração está funcionando bem e se há artérias em processo de entupimento é essencial visitar um cardiologista.
“Existem exames diretos e indiretos que mostram como está a saúde das coronárias. O teste ergométrico, por suposição, sinaliza ao cardiologista como anda o coração. A cintilografia também mostra, de maneira indireta, como anda a irrigação do coração”, explica o cardiologista do HCor. “A tomografia de coronárias consegue mostrar, diretamente, se há entupimento das artérias”.

O problema é que, uma vez “engordurada”, uma artéria não volta ao normal sem uma faxina mais invasiva. A angioplastia é o procedimento que, por meio de um cateter, desobstrui as artérias e permite a implantação do stent, para manter a artéria aberta.

Estudos mostram que o processo aterosclerótico, que é quando as gordurinhas começam a se depositar dentro das artérias, começa ainda na infância, levantando a bandeira para a importância de uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos desde muito cedo.

Fonte: INGR

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Abacate aumenta a absorção de nutrientes essenciais


Consumir um abacate fresco com um molho de tomate ou cenoura crua eleva significativamente a absorção de alfa e betacaroteno e sua conversão em uma forma ativa de vitamina A, de acordo com uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition.

A vitamina A está envolvida na saúde reprodutiva e promove o crescimento, ajuda na saúde da pele, no sistema imune e na visão e tem propriedades antioxidantes. Carotenoides provitamina A, como o alfa e betacaroteno, são responsáveis por conceder a cor laranja e amarela para muitas frutas e verduras. O corpo converte esses pigmentos vegetais em uma forma ativa e utilizável de vitamina A.

O estudo, realizado na Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, investigou se a fruta pode ajudar o corpo a melhor utilizar e absorver a vitamina A de alimentos ricos em caroteno quando ingerido em conjunto.

Os testes contaram com 12 homens e mulheres saudáveis. O primeiro analisou se o abacate, quando ingerido juntamente com molho de tomate rico em alfa e betacaroteno, promoveria a absorção e a conversão destes nutrientes para vitamina A. O segundo verificou o mesmo resultado, substituindo o molho por cenouras cruas.

Os cientistas descobriram que, comparada a uma refeição com molho de tomate sem abacate, a adição da fruta (150 g) mais que dobrou (2,4 vezes) a absorção de betacaroteno e mais do que quadruplicou (4,6 vezes) a conversão para a vitamina A destes nutrientes.

Da mesma forma, identificaram, no segundo teste que, comparada a uma refeição com cenoura crua sem abacate, a fruta aumentou significativamente a absorção de carotenoides (6,6 vezes betacaroteno e 4,8 vezes alfa caroteno) e elevou (12,6 vezes) a conversão dos carotenoides em vitamina A.

— As evidências reforçam o corpo atual da investigação sobre este tema e complementa um estudo anterior que mostrou um aumento semelhante na absorção de carotenoides com a metade de um abacate (75 g) — destaca o professor Steven Schwartz.

— Alimentos específicos ingeridos juntos podem ajudar seu corpo a utilizar os benefícios de forma mais eficaz. Sabemos que os consumidores de abacate estão interessados em alimentos que agem como um reforço para os nutrientes— comenta a diretora de nutrição da universidade, Nikki A. Ford

Abacates são ricos em nutrientes, frutas naturalmente livres de colesterol e que possuem gorduras boas. É uma maneira deliciosa e fácil para combinar planos alimentares saudáveis.

Fonte: INGR

domingo, 27 de julho de 2014

Conheça as propriedades da batata-doce


A batata-doce está sendo a preferida do cardápio de atletas, frequentadores de academia e pessoas que fazem dieta. As razões desta febre são pelos benefícios oferecidos pelo tubérculo (ou raiz) à saúde. Sobre as suas propriedades, a nutricionista Tâmara Ferreira, especialista em nutrição clínica e esportiva, afirma que o produto é fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico.

“A batata-doce tem um índice baixo de triglicerídeos, ou seja não aumenta o açúcar no sangue. Por ser um carboidrato complexo, o corpo absorve de forma lenta, por isto as pessoas preferem consumir antes do treino, o que vai proporcionar fornecimento de energia de forma gradativa durante o exercício”, explicou a especialista.

Ela enumera as propriedades do tubérculo como a vitamina A: “Importante, pois fortalece o sistema imunológico, prevenindo contra a gripe, resfriado e infecções. Também fonte de fibras, regula o intestino; rica em potássio, mineral importante para ser consumido por pessoas que são hipertensas, ajuda a reduzir o sódio para o controle da pressão arterial”, destacou.

A raiz também contém vitamina C, de acordo com a nutricionista, “é importante para melhorar o sistema imunológico porque ajuda a regular o cortisol que é o hormônio do stress. Pessoas que são mais afetadas é bom ingerir batata-doce”, afirmou.

Ferreira destaca que o produto evita o aumento da gordura corporal, além do mais pode ser consumido por portadores de diabetes. Porém ressalta que não deve ser usado em excesso porque pode levar ao ganho de peso.

A média diária é utilizar dois pedaços da batata-doce para substituir o pão (um pedaço equivale a um tomate médio), segundo a especialista que alerta para não se fazer uso de manteiga, só se for apenas a ponta da faca. Ela aconselha a substituir a manteiga por azeite de oliva.

O produto pode ser degustado antes da pessoa ir para a academia, no café da manhã, nos lanches à tarde ou à noite. “Tem várias formas de consumir a batata-doce, cozida, assada, em saladas e sopas”, orientou a nutricionista.
Entretanto, ela afirma que as pessoas também podem substituir o pão por aipim, inhame, cuscuz. “São também alimentos favoráveis para serem ingeridos antes do treino. É importante sempre a orientação de um profissional”, destacou. A especialista ensina uma receita interessante: Batata-doce chips - Ingredientes: 4 batatas doces médias; água gelada; sal a gosto.

Modo de fazer: Descasque e corte as batatas em fatias finas. Mergulhe na água gelada por 15 minutos. Escorra e seque as batatas com papel-toalha e espalhe numa assadeira forrada com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 45 minutos ou até dourar, virando as batatas a cada 15 minutos com o auxílio de uma escumadeira. Polvilhe sal e sirva imediatamente. Rende: 4 porções. Calorias por porção: 73 cal.

Batata não pode faltar

Para a publicitária Milena Couto, a batata-doce não pode faltar no seu dia a dia. “Eu como cozida, bem cedo antes de ir para a academia, quando volto tomo café só com queijo mozzarella e vou para a faculdade. Tenho me sentido muito bem com esta alimentação”, festejou.

A professora Camila Fernandes conta que desde a infância adorava comer batata-doce quando a mãe cozinhava e, agora, quando soube que é bom para hipertensão, a raiz está sempre presente na sua casa. “Meus filhos, que são adolescentes e malham, já gostam também porque descobriram nos sites que é bom para quem malha”, declarou.

O designer Tiago Menezes confessa que soube por amigos da importância da batata-doce para quem malha, não pestanejou e começou a adotá-la no cardápio. “Como sou muito chato para coisa cozida, prefiro ela assada, como batatinha frita. Fica deliciosa! ”, exclamou.

Fonte: INGR

sábado, 26 de julho de 2014

Conheça alimentos que ajudam no combate à gripe


No inverno, é muito comum nosso organismo ficar suscetível a resfriados, gripes, alergias respiratórias e viroses. Mas, você sabia que alguns alimentos, nas porções adequadas, são capazes de fortalecer o sistema imunológico e nos blindar dessas e de outras doenças?  
Especialistas garantem que apostar em pratos coloridos é o primeiro passo para obter uma alimentação equilibrada e, consequentemente, afastar vírus, bactérias e microorganismos causadores de doenças. Conheça os alimentos amigos da saúde:

Morango, laranja e limão 

Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C, presente nessas frutas, conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres, e está diretamente ligada a formação de colágeno, alerta Barakat.
― A vitamina C protege as células e otimiza a absorção de ferro no organismo. Além disso, ela também ajuda a manter a pele jovem e bonita.
Segundo Sandra, o nutriente tem que ser consumido com cuidado, pois, em excesso passa a ser oxidante e pode causar problemas de saúde.
― O ideal é consumir de 60 mg a 80 mg por dia, o que representa de quatro a cinco frutas

Alho 


O alho tem papel importante na saúde do coração e no aumento dos níveis de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
― Além de ajudar a regular a pressão arterial, o alho inibe a formação de placas de gordura nas paredes das artérias e estimula a produção de glóbulos brancos 

Peixes 

Sardinha, salmão, atum e bacalhau são ricos em ômega 3, substância que traz benefícios para o coração e o sistema circulatório, avisa Sandra.

― O ômega 3 tem ação anti-inflamatória, reduz os níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. Por causa de sua importância, os peixes devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana, totalizando cerca de 300 g.

A especialista orienta ingerir o alimento assado, grelhado ou cozido, porque ao ser frito ou preparado no micro-ondas, o peixe perde grande quantidade de ômega 3

Cogumelos

Os cogumelos auxiliam o corpo desde a regulação dos níveis de colesterol até o combate a células cancerosas.

― Os cogumelos possuem proteínas que regulam o nível de colesterol e de açúcar do organismo e também auxiliam no processo de defesa do corpo. Além disso, possuem papel importante no combate a vírus, bactérias e células cancerosas.

Amêndoas, nozes e castanhas 

Outra forte aliada no fortalecimento do sistema imunológico é a vitamina E. Segundo o nutrólogo, a vitamina fornece um poderoso antioxidante e alguns estudos já mostram que ela auxilia na prevenção de cânceres e doenças do coração.

― Além disso, a vitamina E ajuda na diminuição dos problemas celulares causados pelos radicais livres, auxilia na regeneração dos tecidos do corpo humano [sangue, ossos, tecidos], melhora a circulação sanguínea e alivia o estresse.

As castanhas além de ricas em vitamina E, também são ricas em selênio, substância que em excesso pode fazer mal ao organismo.

― As nozes, castanhas e amêndoas têm papel fundamental na proteção do organismo, mas temos que ter cuidado para não exagerar. O ideal é que sejam consumidas cinco castanhas de caju por dia. Caso prefira a castanha-do-Pará, coma apenas uma ou duas.

Fonte: INGR