Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Tem que fazer? Como fazer? Cozinhando para seu filho!


Quando ficamos grávidas, nos preparamos mentalmente para a grande etapa que virá a seguir: SER MÃE!

E todas as mães concordam que é necessário um pouco de renúncia. Renúncia ao sono de noites inteiras, renúncia de poder sair a hora que quiser, no momento que quiser sem planejamento.

Ahhh... o PLANEJAMENTO!

Esse substantivo reina no mundo da maternidade. Com o planejamento, sonhamos com o chá de bebê (ou de fraldas), o quarto do bebê, a ida a maternidade. Uma delícia! Essa renúncia é recheada e coberta de felicidades. 

Mas, na vida das mães, existem coisas que não são exatamente uma delícia, e fazemos porque é preciso. Trocar fraldas seria uma delas. Ouvir músicas infantis 1.000 vezes por dia talvez? Não ter tempo para "fazer nada" ou fazer algo que gostamos. Mas é preciso. E nós como mães, fazemos.

Sabe o que mais é preciso fazer, mas existem algumas de nós que não gosta?

Cozinhar (ou indicar alguém o que cozinhar). Desculpe as super práticas, mas cozinhar, quando somos mães, é preciso. Faz parte do nosso trabalho. Cozinhar é cuidar. Afinal, o que queremos mais que tudo quando ficamos grávidas?

Que nosso filho venha com saúde!

Uma forma super maneira de conseguirmos isso é pela alimentação. Saúde global. Comer a comida de mãe (ou de pai, ou de avó, ou até da babá) faz bem pra alma, agrega, acaricia, nos faz feliz. Garante aquela saúde de ferro, aumenta a imunidade.

E o legal disso tudo, é que se você, mãe, ainda não cozinhou e vai se aventurar,  pode adorar e encontrar uma nova paixão. Se divertir muito. E quando seu bebê crescer só mais um pouquinho, pode ser seu ajudante. É mais uma coisa que você pode aprender com ele ou por ele e depois ensinar para ele.

Quando "perdemos" aquela meia horinha fazendo a papinha, não estamos perdendo nada. Estamos ganhando. E o bebê também.

Claro que sou super a favor de técnicas práticas, como congelar os ingredientes. Quem sabe alguém aí tem uma avó bem bacana que cozinha no domingo, e deixa as comidinhas preparadas? Ou tem alguma funcionária que prepara tudo com extremo carinho?

"Agora, comida pronta todo dia não dá. Não é bom pro seu bebê, não é bom pra você, não é bom pra ninguém!"

Para conseguir dar conta de tudo e ainda cozinhar ou orientar alguém a cozinhar da maneira que você quer, basta uma coisa: o planejamento. Para quem te bebês, para quem tem crianças mais velhas, para quem tem adolescentes, o planejamento faz uma baita diferença quando queremos comer melhor.

Se planeje para as compras, para preparar, para servir. Você verá que não é um bicho de sete cabeças, vai se divertir e fazer o melhor para sua família. Tem coisa melhor?


Beijos e bom apetite!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário