Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Azia é o sintoma mais comum do refluxo gastroesofágico


Cerca de 5% da população mundial apresentam refluxo gastroesofágico todos os dias. Este problema ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago.

Como esse conteúdo é ácido e o esôfago é alcalino, dá-se origem a uma reação que inflama a parede deste canal condutor de alimentos.

Não há idade certa para a pessoa começar a apresentar refluxo, mas é muito comum em bebês. Isso porque eles ainda não têm o esfíncter esofagiano inferior (válvula que impede o refluxo) amadurecido. "Porém, um bebê com refluxo não necessariamente apresentará o problema na idade adulta", esclarece o gastroenterologista Ricardo Fittipaldi, da clínica Endogastro, do Rio de Janeiro.

O exame inicial que detecta o refluxo é a endoscopia. Em casos de apresentações atípicas da doença pode ser necessário fazer uma pHmetria (para ver o quanto de ácido passa do estômago para o esôfago) e uma esofagomanometria (estudo do funcionamento de todo o esôfago.). "O sintoma clássico do refluxo é a azia (aquela queimação que sobe e desce no meio do peito)", comenta o especialista.

Há também os sintomas extraesofágicos, como tosse crônica, rouquidão, asma, sinusite, pneumonia entre outros. Por conta desses outros sintomas, Dr. Ricardo pensa que as mais diferentes especialidades médicas precisam conhecer a doença do refluxo. "Muitas vezes o paciente que tem rouquidão procura o otorrinolaringologista, mas a causa do seu problema é gastroenterológica. Por isso é importante que outras áreas saibam diagnosticar e atentar para o problema."

A alimentação pode favorecer ou piorar o quadro de refluxo. Entre eles estão bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, que contenham cafeína (café, mate, chá preto, guaraná), refrigerantes em geral. O fumo, apesar de não ser alimento, facilita em muito a ocorrência do refluxo. "Quando não tratado o problema de refluxo pode trazer complicações severas como esofagite, estenose (estreitamento do esôfago) e até câncer de esôfago (adenocarcinoma)", alerta o médico.

Fonte: Instituto de Nutrição Geralda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário