Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alimentos que contribuem para saúde dos rins


A nutricionista Karin Honorato falou no Programa Bem Estar, da TV Globo, sobre a saúde dos rins. Ela mostrou alguns alimentos que podem ajudar a evitar cálculos renais e infecção urinária. O cálculo renal é conhecido como cálcio cristalizado. O mais comum é formado por oxalato de cálcio; quando o cálcio se junta ao ácido oxálico, encontrado em alguns alimentos e, dessa forma, formando as pedras.

Karin Honorato destaca as verduras escuras, os grãos e as sementes. “São alimentos ricos em magnésio. O magnésio torna o oxalato de cálcio mais solúvel, e mais fácil de ser eliminado”, diz a nutricionista.

“Todas as frutas, em especial o abacate, e todos os grãos e sementes, principalmente a semente de girassol, são ricos em potássio. O potássio ajuda a diminuir o excesso de sódio e ajuda o organismo a usar corretamente o cálcio, para que ele não se junte, formando o cálculo [renal]”, explica Karin Honorato.

De acordo com a nutricionista, feijão azul e feijão preto são alimentos que fortificam e ajudam na saúde dos rins. As verduras e os grãos são importantes como fontes de fibra. Caso esse nutriente esteja insuficiente no organismo, o cálcio vai circular na corrente sanguínea, aumentando as chances da formação dos cálculos renais.

Alimentos diuréticos, como a melancia e o abacaxi, ajudam a manter a saúde dos rins. Além disso, esses alimentos melhoram também a digestão.

Fonte: Instituto de Nutrição Geralda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário