Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 28 de outubro de 2012

Proteja os joelhos durante atividades físicas


Os joelhos são responsáveis por aguentar e carregar todo o peso do corpo. Dessa forma, durante a prática de qualquer atividade física todo o cuidado é pouco para evitar que eles se machuquem.

De acordo com o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha, para manter o peso e evitar lesões no joelho, o exercício físico deve ser realizado em intensidade moderada com duração de aproximadamente 30 minutos, 5 vezes por semana.
“A articulação do joelho é uma das campeãs em reclamação por geralmente estar em movimento durante o exercício e suportar esforços sem nenhum tipo de proteção, sendo, portanto, sujeita a torções e lesões diversas, podendo dificultar a prática do exercício e até mesmo impedi-la”, explica o ortopedista.
As pessoas que costumam correr, caminhar ou praticar esportes como futebol, basquete e vôlei nem sempre estão bem orientadas quanto aos cuidados que devem ter, para que os joelhos não sejam sobrecarregados. Algumas medidas são necessárias.

“Um ponto importante que deve ser frisado é a avaliação médica, preferencialmente por um profissional com experiência no esporte, antes mesmo de se iniciar qualquer tipo de exercício, uma avaliação global da condição clínica do indivíduo para saber se o esforço que ele irá fazer traz algum risco à sua saúde”, recomenda o ortopedista.

O educador físico também deve estar sempre presente para que exista um padrão definido de trabalho e tudo seja realizado de maneira adequada.

Veja as dicas do ortopedista Luiz Alberto Nakao:

-- Realize exercícios de fortalecimento muscular, e não apenas a atividade aeróbica, para estabilizar as articulações
-- Pré aqueça o corpo preparando-o para a atividade, alongue a musculatura pós-exercício aeróbico, para diminuir o estresse sobre o grupo muscular trabalhado
-- Pratique suas atividades em locais adequados, evitando os extremos de temperatura e umidade
-- Mantenha sempre a hidratação e boa alimentação, evitando desgaste desnecessário do corpo e consequente lesão
-- Respeite seu corpo, não realize atividades além de sua capacidade
-- Durma bem, uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo
-- Escolha corretamente seu material esportivo, sempre leve em consideração o local, tipo de piso, condição climática, sua constituição corporal e formato do pé (para escolha do melhor calçado)
-- Siga o cronograma proposto pelo médico em conjunto com o educador físico

O médico também esclarece algumas das dúvidas mais comuns:

Quais são os esportes que abusam dos joelhos?
Qualquer esporte realizado sem orientação de um profissional pode ser prejudicial ao joelho. Segundo ele, os maiores inimigos da articulação são: saltos, mudança de direção repentina, flexão e rotação. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao jogar futebol, participar de uma corrida, praticar ciclismo ou tênis.

De que forma as lesões podem ser evitadas?
Os exercícios devem ser escolhidos levando em consideração o nível de condicionamento e idade. É importante fazer um alongamento muscular com duração de 10 minutos.
Quando for começar a praticar um esporte, é recomendável manter um ritmo leve durante as primeiras semanas ou meses. Só aos poucos deve-se ir aumentando os exercícios, ao longo do treinamento, para adquirir o condicionamento do corpo.

O que se deve fazer quando ocorre uma lesão no joelho?
Deve-se fazer compressas de gelo para diminuir o inchaço no local. A depender da lesão, a fisioterapia pode resolver. Nos casos de lesões de menisco ou do ligamento cruzado anterior, pode ser necessário realizar um tratamento cirúrgico.

O tipo de tênis usado para praticar esporte pode interferir no joelho?
O calçado também é responsável pela saúde dos joelhos de qualquer atleta e de pessoas que frequentam a academia ou fazem apenas caminhadas. Por isso, é importante identificar qual é o tipo de pisada e usar o tênis correto. Em esportes que exigem uma carga de força ou alto impacto, é indicado o uso do tênis com sistema de amortecimento.

O uso do salto pelas mulheres prejudica a movimentação dos joelhos?
O salto induz o encurtamento muscular e o deslocamento do centro de gravidade do corpo, o que pode acarretar alterações articulares nos membros inferiores, principalmente nos joelhos. E não são somente os sapatos com salto que podem causar problemas, os baixos, como as rasteirinhas, também podem sobrecarregar os tornozelos e joelhos, por não conseguirem absorver o impacto da caminhada.

Fonte: Instituto de Nutrição Geralda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário