Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Óleo de linhaça e Óleo de Peixe x Saúde do cérebro

Nossos Superalimentos deste mês são a Linhaça e o Óleo de Peixe. São considerados Superalimentos por serem as principais fontes de ômega 3, um tipo de  gordura essencial ao organismo, ou seja, nosso corpo não produz e por isso precisa ser ingerido através da alimentação. 

Vários estudos têm destacado a importância da ingestão do ômega 3, na gestação, nos primeiros meses após o nascimento, na terceira idade e no tratamento e prevenção de diversas doenças. 

Seu consumo pode ajudar no tratamento de depressão. 

O ômega 3 é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do cérebro, já que o órgão é composto em grande parte, por gorduras. Destas, as mais encontradas são os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 - ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). 

Uma dieta rica em ômega 3 protege contra déficits cognitivos e pode até mesmo melhorar a memória. 

O ômega 3 pode auxiliar na regulação de neurotransmissores, melhorando o humor, reduzindo a ansiedade, irritabilidade e melhorando o sono. 

Seu consumo ajuda, ainda, na prevenção contra o Mal de Alzheimer e demência. 

Estudos mostram que pacientes deprimidos têm menores índices plasmáticos de ômega 3. Sendo assim, o consumo de alimentos fontes de ômega 3, combinados com o tratamento adequado, pode diminuir os sintomas da depressão. 

O ômega 3 pode ser adquirido através do consumo de peixes como atum, sardinha, salmão, cavala, arenque, sementes de linhaça e chia ou através da suplementação com cápsulas de óleo de peixe ou linhaça. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário