Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 13 de outubro de 2012

Ergogênicos: suplementos que potencializam e melhoram resultados na prática de atividade física


Os atletas e praticantes de atividades físicas estão sempre à procura de aperfeiçoamento para chegar ao máximo de sua capacidade física e obter os resultados que almejam. Por isso, a procura por suplementos que otimizem os resultados tem sido cada vez maior. 
Vamos conhecer os suplementos mais utilizados com função ergogênica:

Creatina

É uma amina nitrogenada que faz parte de um sistema que promove um rápido fornecimento de energia durante os primeiros segundos de exercício físico, sendo importante na determinação da habilidade de um indivíduo em gerar e sustentar o exercício de máxima intensidade em intervalo de tempo relativamente curto. 
Estudos de diversos autores sugerem que o músculo humano apresenta um limite máximo de acúmulo de creatina. Esse fato indica que a ingestão crônica de creatina promove uma diminuição da sua síntese a fim de prevenir um acúmulo de creatina intramuscular excessivo, o que pode ser um indesejável efeito adverso da suplementação prolongada de creatina.
A creatina possui efeito indireto no aumento de massa muscular, pois com aumento da força conseguimos aumentar o volume de treino (repetições e carga), assim ocorrem mais lesões induzidas pelo exercício que serão recuperadas no pós treino. Assim quando associamos a creatina com o consumo de suplementos hiperprotéicos, melhoramos os resultados no ganho de massa muscular. 

Cafeína


A cafeína é uma substância que atua sobre o sistema nervoso central aumentando a atividade e reduzindo o sono e, assim, mantendo o indivíduo mais disposto. O possível objetivo da suplementação seria o de diminuir a percepção de esforço durante o exercício, aumentar o estado de alerta e aumentar a produção de energia a partir das gorduras do corpo. No entanto, é necessário destacar que o grau de estimulação após a ingestão de cafeína é variável de indivíduo para indivíduo. O consumo exagerado pode produzir taquicardia (aceleramento do coração), desconforto gastrintestinal e ansiedade. A cafeína é utilizada comumente em suplementos termogênicos que visam fornecer energia e otimizar a queima de gorduras, facilitando a perda de peso. 

BCAA

Suplemento composto pelos aminoácidos de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina. Estes aminoácidos não são produzidos em nosso organismo, precisamos obtê-los pela alimentação ou através de suplementos. Esses aminoácidos possuem função energética, pois são oxidados pelo músculo esquelético, durante exercícios de intensidade moderada a alta e de longa duração, gerando energia e retardando a fadiga muscular. Os BCAAs podem ser utilizados para recuperação mais rápida e eficiente entre treinos e competições seguidas. Os BCAAs potencializam o efeito de fornecimento de energia e melhoram os resultados para o próximo treino. 
A leucina é um aminoácido que apresenta efeito anabólico no metabolismo de proteínas, aumentando significativamente a taxa de síntese, potencializando o efeito no ganho de massa muscular, diminuindo a taxa de degradação de proteína na musculatura em repouso e, conseqüentemente, reduzindo a possibilidade de lesão muscular pós-exercício.

Glutamina

É o aminoácido livre mais abundante no plasma e tecido muscular. O transporte desse aminoácido para dentro da célula promove um aumento do volume da célula, o que é considerado como um sinal anabólico, promovendo a síntese protéica e aumentando a disponibilidade de substratos envolvidos no processo de reparação tecidual. A suplementação de glutamina potencializa o efeito no ganho de massa muscular. 

Arginina e Óxido Nítrico

É um suplemento a base de arginina, que aumenta a produção de óxido nítrico, um gás vasodilatador, ou seja, aumenta a largura das artérias e por isso melhora a circulação. O sangue circulando melhor chega mais rápido ao músculo, melhora a oxigenação dos tecidos e a contração muscular. Aumenta também a chegada de nutrientes no músculo, facilitando a recuperação e cicatrização muscular. O oxido nítrico potencializa o efeito de ganho de massa muscular.


Estimulantes da produção de GH 

Estimulam a produção do hormônio GH (hormônio anabólico), que auxilia no ganho e definição de massa muscular. Estes suplementos contêm nutrientes que aumentam a produção corporal do hormônio do crescimento.

ZMA 

É composto de zinco e magnésio. O zinco esta relacionado com nos níveis de testosterona, a suplementação com este mineral evita quedas bruscas dos níveis deste hormônio, melhorando a resposta ao tempo de exaustão (tempo que o indivíduo demora para entrar em fadiga), beneficiando a performance dos praticantes de atividades físicas. Já o magnésio está relacionado com os níveis de cortisol, hormônio que possui efeito negativo sobre a força e ganho de massa muscular. A suplementação com magnésio mostrou-se capaz de reduzir os níveis de cortisol o que, teoricamente, reduz o catabolismo muscular. A suplementação com ZMA potencializa o efeito no ganho de massa muscular. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário