Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 13 de outubro de 2012

Linhaça e Óleo de Peixe X Risco de doenças cardiovasculares


Para uma dieta equilibrada é preciso comer de tudo, inclusive gorduras, desde que do tipo adequado. Devemos dar preferência às gorduras insaturadas e evitar as saturadas e trans.
Os óleos de linhaça e de peixe são fontes de omega 3, um tipo de gordura essencial ao organismo, principalmente pelas propriedades funcionais que apresentam. É um tipo de gordura que o nosso corpo não produz e por isso precisa ser ingerida através da alimentação.  


Vários estudos têm destacado a importância da ingestão do ômega 3 na gestação, nos primeiros meses após o nascimento, na terceira idade e no tratamento e prevenção de diversas doenças, principalmente as degenerativas.


Seu uso diminui o risco de doenças cardiovasculares
Estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition  mostrou que adultos com sobrepeso que tomavam ômega 3 melhoraram os níveis de HDL colesterol e a saúde arterial se comparado com aqueles que tomaram placebo. 
Os resultados foram também observados em adultos de peso saudável, onde houve ainda redução nos níveis de triglicérides. 
Assim, consumo de ômega 3 tem sido recomendado com o papel na redução das taxas de triglicérides e também do colesterol total e o LDL colesterol, bem como o aumento do HDL colesterol.

Auxilia na redução da pressão arterial e evita a agregação plaquetária tendo papel protetor contra infartos e AVCs. 
Como não é produzido pelo nosso corpo é necessária à ingestão através da dieta, assim inclua o óleo de linhaça como alternativa ao azeite como tempero de saladas ou substituto de manteiga e margarinas. Também pode ser consumido em cápsulas. 
O óleo de peixe pode ser consumido na forma de cápsulas ou se preferir comer o peixe a sardinha, desde que não frita, é uma boa fonte. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário