Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

5 dicas para não burlar a dieta


Faça a dieta dar certo e deixe a compulsão por comida para trás! Confira cinco dicas que vão ajudá-la na missão contra a balança

dicas-apra-nao-burlar-dieta

Tem dias que seguir uma dieta parece ser uma missão impossível. Principalmente, se a fome fora de hora bater constantemente. Desta maneira, fica difícil mesmo não burlar o cardápio.
Pensando nisso, a Corpo a Corpolistou cinco dicas que vão ajudar salvar qualquer dieta, ou impulso por comida. Confira:

1 – Respeite as refeições

Nunca é demais reforçar que a dieta só dá certo se for respeitada e seguida corretamente. Pular refeições, ou anular alguns itens do cardápio só tende a piorar o resultado. “O corpo precisa de energia ao longo do dia . Pular uma refeição poder dar a sensação de falta de energia ao organismo . Como consequência, o paciente acaba comendo mais do que deve nas demais refeições”, alerta Gabriel Cairo Nunes, nutricionista esportivo da Clínica HealthMe (SP).

2 – Bateu aquela vontade de doce? Engane o estômago!

Sabe aquela vontadezinha de comer alguma coisa que chega, normalmente, à tarde? Então, esse hábito pode ser evitado já nas refeições ao longo do dia. “Faça uma refeição com alimentos que deem saciedade prolongada (refeições completas). Uma das opções para burlar essa compulsão são alimentos à base de leite, que além de não possuir muitas calorias, fornecem saciedade”, aponta Nunes.
O especialista também afirma que a mastigação ajuda a aumentar a saciedade. “Mastigue bem e coma devagar. Isso vai fazer com que a saciedade chegue antes de você pensar na sobremesa”, explica o nutricionista.
Além disso, o especialista também indica um cardápio para quem quiser matar a compulsão com alimentos saudáveis: "Opte por 1 fatia de queijo + 1 fatia de goiaba, fatias de maçã ou creme de ricota misturado com doce de laranja. Esses alimentos não deixam de ser doces, porém contêm poucas calorias”, afirma.

3 – Água nelas!

água é essencial na dieta, pois é naturalmente diurética e hidratante. "A água é uma boa aliada para quem quer evitar os beliscos. O tempo que o líquido permanece no estômago - mesmo que curto - ajuda a fornecer a saciedade, ou seja, engana a fome”, explica Nunes.

4 – Anote seus erros e aprenda com eles

“Sempre oriento meus pacientes a anotar os erros alimentares. Isso faz com que treinem os olhos, percepção e pensem (escolham) antes de pegar o alimento novamente”, afirma o nutricionista. Anotar os erros ajuda a controlar a alimentação e diagnosticar com maior facilidade os momentos de deslizes.

5 – Amenize a ansiedade

ansiedade é inimiga número um de quem está de dieta. “Pessoas ansiosas normalmente não fazem refeições completas e por essa razão não se sentem saciados e por isso buscam alimentos para suprir a ‘gula’”, explica Nunes.
Portanto, primeiro de tudo, organize a refeição ao inicia-la. “Antes de colocar no prato, olhe tudo o que tem para inserir na refeição. Isso vai fazer com que tenha mais controle sob a vontade dos alimentos engordativos”, aponta o nutricionista.
Outra dica é a de mandar o ócio para o espaço. De acordo com o nutricionista, estar ocioso provoca a ansiedade e assim, também pode correr o risco de aumentar a fome.
Fonte: Revista Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário