Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Não deixe a fome noturna tirar seu sono


Muitas pessoas relatam que conseguem seguir a dieta proposta durante o dia, mas que não conseguem se controlar a noite e acabam comendo mais do que deveriam. Essas pessoas apresentam a “Síndrome da fome noturna”. 

Segundo dados essa síndrome atinge 1,5 da população mundial e tem relação direta com quadros de obesidade. 

Normalmente quem tem a síndrome come pouco ao longo do dia, mas a noite ingere grandes volumes de alimentos, às pressas e mastigando pouco. 

Para o tratamento além de reeducação alimentar é importante o controle da ansiedade. 

O primeiro passo é fracionar a alimentação e ter horários regulares para se alimentar. Comer a cada 3 horas evita picos de grelina, um hormônio relacionado à fome que é secretado quando ficamos muito tempo sem comer. 

Devemos comer em lugares calmos, prestando atenção no que comemos. Evite comer na frente da TV ou do computador. Mastigue bem os alimentos, a mastigação aumenta a sensação de saciedade. 

A noite principalmente prefira alimentos ricos em fibras. Eles dão saciedade e são digeridos mais lentamente o que evita picos de insulina, relacionado ao acumulo de gordura. 

Tenha na geladeira frutas em cubos e quando a fome apertar recorra a elas. São nutritivas e tem poucas calorias. 

Inclua no café da manhã uma fonte de proteína, um ovo cozido é uma boa opção. Incluir proteína nessa primeira refeição ajuda a diminuir a compulsão alimentar nas refeições seguintes. 

Alimentos fontes de beta-sitosterol como o abacate também auxiliam na redução da compulsão alimentar. Uma colher de sopa de abacate no lanche da tarde é uma alternativa interessante para diminuir a compulsão noturna por comida. 

Chás de camomila e maracujá têm leve efeito sedativo e podem ser tomados a noite para melhorar a qualidade do sono. 

Uma atividade física durante o dia além de melhorar a qualidade do sono irá aumentar a produção de endorfinas relacionadas ao prazer, e que farão sentir menos apetite.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário