Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alimente-se como um nutricionista


- Alimente-se com maior frequência. Pessoas que pulam refeições tem quedas dos níveis de açúcar sanguíneos, o que causa cansaço, dor de cabeça e aumenta a compulsão alimentar. Planeje-se para consumir uma alimento rico em fibras e outro com proteína magra ou uma gordura saudável a cada refeição. Pode ser um pão integral com peito de peru magro ou um iogurte com granola ou torrada com guacamole…
- Coloque cores em seu prato. Frutas, verduras, feijão, nozes e castanhas possuem fitonutrientes responsáveis pela proteção contra doenças como o câncer, os problemas de coração e o diabetes. Como não existe nenhum alimento completo, varie ao máximo.
- Não coma demais. Você não precisa restringir seus alimentos favoritos, mas tente consumí-los sempre em pequenas quantidades. O mais importante é ter uma dieta variada, que forneça todos os nutrientes indispensáveis ao perfeito funcionamento do organismo. Orientais tem a filosofia de que devemos encher apenas 80% do estômago em cada refeição. E não é que eles vivem mais? Por isto, coloque no prato uma porção que seja adequada à seu organismo e a seu nível de atividade física e guarde o restante da comida na geladeira para a próxima refeição. Evite também comer assistindo à TV, digitando no computador, trabalhando. Horário da refeição é horário de prestar atenção à esta atividade. Assim você come e bebe menos e ainda descansa seu cérebro com relação a tantos estímulos simultâneos.
- Prefira alimentos naturais. Alimentos industrializados fornecem muito corante, conservantes, edulcorantes, emulsificantes, agrotóxicos… Dê preferência aos alimentos preparados em casa, a partir de ingredientes e condimentos naturais.
- Mais importante do que uma dieta é um estilo de vida saudável. De que adianta emagrecer e voltar a engordar? De que adianta uma dieta que o deixe fraco ou deprimido. O melhor é adotar um estilo de vida saudável, que permita a manutenção do peso ideal ao longo da vida, e que também traga satisfação ao  paladar.
Fonte: Dicas da Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário