As mudanças climáticas afetam a saúde das pessoas aumentando o índice de doenças respiratórias que trazem grandes transtornos à comunidade. A quantidade de crianças em clínicas particulares e hospitais públicos aumentam consideravelmente, forçando as famílias a terem gastos extras com terapias medicamentosas. É importante compartilhar com as pessoas sobre a possibilidade de terapias naturais que podem ajudar na reabilitação com ingredientes bem simples e caseiros.
É necessário ter cuidado com o estilo de vida, pois existem algumas práticas que podem baixar a defesa orgânica como: dormir tarde; excesso de atividades com exigências psíquicas e físicas; tomar pouca água; erros alimentares; excesso de refinados; grande ingestão de queijos e fast-food; uso abundante de açúcar, doces, refrigerantes, chocolates e uso frequente de gorduras e frituras.
Dê preferência aos seguintes alimentos: frutas, verduras e legumes em abundância, prefira alimentos crus, com destaque para agrião, rabanete, cebola, cebolinha, nabo, alho, berinjela, brócolis, cenoura, espinafre, couve-flor; cereais integrais; castanhas e sementes; iogurte natural desnatado; feijões: soja, ervilha, lentilha, fava e grão de bico; frutas: manga, abacaxi, tangerina, laranja, caju, acerola.
Receitas Caseiras
Caldo fortalecedor
Ingredientes:
2 cenouras cortadas em rodelas
2 cebolas bem picadas
2 xícaras de salsão picado
3 talos de alho-poró cortados em rodelas
4 talos de cebolinhas verdes
4 talos de salsa
1 folha de louro
1 litro de água
Sal a gosto
Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes dentro de uma panela grande. Leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, cozinhe em fogo lento de duas a três horas. Coe em peneira ou pano de prato bem limpo. Beba o caldo.
Chá para gripe
Ingredientes:
1/4 de uma cebola
2 dentes de alho
1/2 cenoura
1 xícara de água
Modo de Fazer:
Comece picando a cebola em pedaços grandes. Em seguida lave a cenoura.
Corte finas rodelas de cenoura
Leve ao fogo todos os ingredientes. Deixe no fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e tampe (infusão) por cinco minutos. Adoce a gosto. Tomar 150ml 3 vezes ao dia.
Inalação: com folhas de eucalipto ou folhas de alecrim: fazer durante 10 minutos à noite.
Escalda-pés: com pétalas de rosas brancas ou folhas de eucalipto.
Xarope de Nabo
Indicação: fortificante, contra bronquite, tosse, tuberculose e sinusite
Ingredientes:
1 nabo
Açúcar mascavo
Modo de Fazer:
Lavar bem o nabo. Cortar em rodelas finas com casca e tudo. Em um recipiente de vidro ou louça, colocar uma camada de nabo. Cubra com açúcar mascavo, alternado com o nabo e terminando com o açúcar. Deixar descansar por 12 horas, coberto. Mexer bem, coar, guardar em um vidro escuro. Tomar uma colher de sopa 3 vezes ao dia.
Lívia Medeiros
Terapeuta Natural/Holística
CRT 35408 - CRTH.BA 0279/02
Psicanalista Clínica
SPOB CPN nº 202046-BA
Especialista em Neuropsicologia
Fonte: Jornal Consulta Médica
Nenhum comentário:
Postar um comentário