Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

As terapias naturais no tratamento de gripes e resfriados


As mudanças climáticas afetam a saúde das pessoas aumentando o índice de doenças respiratórias que trazem grandes transtornos à comunidade. A quantidade de crianças em clínicas particulares e hospitais públicos aumentam consideravelmente, forçando as famílias a terem gastos extras com terapias medicamentosas. É importante compartilhar com as pessoas sobre a possibilidade de terapias naturais que podem ajudar na reabilitação com ingredientes bem simples e caseiros.

É necessário ter cuidado com o estilo de vida, pois existem algumas práticas que podem baixar a defesa orgânica como: dormir tarde; excesso de atividades com exigências psíquicas e físicas; tomar pouca água; erros alimentares; excesso de refinados; grande ingestão de queijos e fast-food; uso abundante de açúcar, doces, refrigerantes, chocolates e uso frequente de gorduras e frituras.

Dê preferência aos seguintes alimentos: frutas, verduras e legumes em abundância, prefira alimentos crus, com destaque para agrião, rabanete, cebola, cebolinha, nabo, alho, berinjela, brócolis, cenoura, espinafre, couve-flor; cereais integrais; castanhas e sementes; iogurte natural desnatado; feijões: soja, ervilha, lentilha, fava e grão de bico; frutas: manga, abacaxi, tangerina, laranja, caju, acerola.

Receitas Caseiras

Caldo fortalecedor

Ingredientes:

2 cenouras cortadas em rodelas
2 cebolas bem picadas
2 xícaras de salsão picado
3 talos de alho-poró cortados em rodelas
4 talos de cebolinhas verdes
4 talos de salsa
1 folha de louro
1 litro de água
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes dentro de uma panela grande. Leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, cozinhe em fogo lento de duas a três horas. Coe em peneira ou pano de prato bem limpo. Beba o caldo.

Chá para gripe

Ingredientes:

1/4 de uma cebola
2 dentes de alho
1/2 cenoura
1 xícara de água

Modo de Fazer:

Comece picando a cebola em pedaços grandes. Em seguida lave a cenoura.
Corte finas rodelas de cenoura
Leve ao fogo todos os ingredientes. Deixe no fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e tampe (infusão) por cinco minutos. Adoce a gosto. Tomar 150ml 3 vezes ao dia.

Inalação: com folhas de eucalipto ou folhas de alecrim: fazer durante 10 minutos à noite.

Escalda-pés: com pétalas de rosas brancas ou folhas de eucalipto.

Xarope de Nabo

Indicação: fortificante, contra bronquite, tosse, tuberculose e sinusite

Ingredientes:

1 nabo
Açúcar mascavo

Modo de Fazer:

Lavar bem o nabo. Cortar em rodelas finas com casca e tudo. Em um recipiente de vidro ou louça, colocar uma camada de nabo. Cubra com açúcar mascavo, alternado com o nabo e terminando com o açúcar. Deixar descansar por 12 horas, coberto. Mexer bem, coar, guardar em um vidro escuro. Tomar uma colher de sopa 3 vezes ao dia.


Lívia Medeiros
Terapeuta Natural/Holística
CRT 35408 - CRTH.BA 0279/02
Psicanalista Clínica
SPOB CPN nº 202046-BA
Especialista em Neuropsicologia

Fonte: Jornal Consulta Médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário