Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Carboidrato à noite não engorda!


Muita gente restringe o consumo de carboidratos à tarde e/ou à noite, com o objetivo de redução ou controle do tempo. Porém, parece que esta tática não tem fundamento. Em estudo publicado na revista Obesity 78 policiais obesos foram divididos em grupos que consumiam ou não carboidratos à noite. Foram avaliadas a perda de peso, sensação de fome e saciedade, parâmetros inflamatórios e bioquímicos. Por incrível que pareça, os policiais que consumiram carboidratos à noite perderam mais peso, tinham menos fome, valores de glicose sanguínea, colesterol, LDL-c e HDL-c mais estáveis, menos inflamação (avaliada pelos valores de proteína C reativa, fator de necrose tumoral e interleucina-6). Apesar de mais estudos serem necessários, parece que o importante é mesmo a individualização. Se carboidratos fazem bem à você, não há necessidade de restrição em nenhum horário. Porém, não abuse nas quantidades e dê preferência aos carboidratos complexos (frutas, verduras e cereais integrais).
Fonte: Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity , (7 April 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário