Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Refrigerante Diet × Light

Os refrigerantes são bebidas que possuem um teor elevado de açúcar e nenhum nutriente, por isso se tornaram vilões das dietas de redução de peso e de quem quer uma vida saudável e uma alimentação equilibrada. No entanto, com a criação dos refrigerantes light e diet, as pessoas parecem ter entendido que os mesmo podem ser consumidos a vontade, já que as calorias foram reduzidas a praticamente zero. Mas será que as versões light e diet não engordam mesmo?

Bebidas diet e light apresentam características de composição e qualidade comparáveis à bebida convencional, exceto quanto ao teor de açúcares (monossacarídeos e dissacarídeos) e quanto aos aditivos adicionados.


Diet: também conhecido com zero, possui ausência total de alguma substância. No caso dos diabéticos, que não podem consumir açúcar, ausência desse nutriente.
Light: possui uma redução mínima de 25% de alguma substância presente no refrigerante, podendo ser redução de calorias ou açúcar.

Porém é aí que mora o perigo, por serem bebidas com quantidades reduzidas ou com ausência de alguma substância, as pessoas acreditam que podem consumir de forma descontrolada. Então é importante salientar que estas bebidas contêm ingredientes artificiais como acidulantes e corantes, que não são recomendados em excesso. Além disso, também possuem cafeína na sua composição, que se por um lado ajuda a diminuir a fadiga e tem ação diurética, porém, por outro lado, pode causar hipertensão, devido ao sal presente nos refrigerantes, e taquicardia quando consumida em altas quantidades.

O sexo feminino ainda têm outros dois bons motivos para não consumir os refrigerantes. Mesmo as versões light contêm ácido fosfórico, substância pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, contribuindo com o processo da osteoporose. E ainda agravar a celulite!

É preciso tomar muito cuidado ao consumir refrigerantes e principalmente quando a escolha for diet ou light, para que não seja feito um uso excessivo e indiscriminado desta bebida, acreditando estar colaborando para a manutenção ou perda de peso. Então a escolha mais saudável, é evitar o consumo diário e excessivo de tais bebidas e dar sempre preferência a sucos naturais e por que não a água, pois além de serem fontes naturais, só trazem benefícios ao organismo.

Então vamos começar hoje a fazer as escolhas corretas. Tenha certeza que seu corpo agradece!!!

Roberta Escolástico
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário