Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 22 de maio de 2011

Ingestão de líquidos e atividade física

Os líquidos, em especial á água é primordial para o bom funcionamento do organismo, sendo que hidratação adequada é fundamental para a manutenção da saúde, sendo de extrema importância para quem desempenha atividades físicas, uma vez que durante seu desempenho, o corpo perde grande quantidade de água e alguns eletrólitos.

A ingestão inadequada de líquidos durante a atividade física pode levar a um quadro de desidratação, como pode ser observado em estudo recente, o qual avaliou o estado de hidratação de jogadores de rugby. De acordo com os resultados, houveram perdas consideráveis de massa corporal, principalmente em consequência da perda de líquido coprporal, o qual não foi completamente equilibrado pela ingestão hídrica.

Outra pesquisa avaliou se o aroma e composição de bebidas eram capazes de estimular sua ingestão de forma voluntária, evitar a desidratação e manter o desempenho físico em adolescentes do sexo masculino correndo no calor. De acordo com os resultados, a desidratação significativa foi evitada e houve manutenção no desempenho dos participantes.

Os dados dos estudos evidenciam a necessidade de consumo adequado de líquido durante o desempenho de atividade, sendo de grande interesse o desenvolvimento de bebidas de sabor agrádavel e capazes de suprir as necessidades relacionadas ao desempenho físico de atletas.

Fontes:

O'Hara JP; Jones BL; Tsakirides C; Carroll S; Cooke CB; King RF. Hydration status of rugby league players during home match play throughout the 2008 Super League season. Appl Physiol Nutr Metab; 35(6): 790-6, 2010 Dec.

Wilk B; Timmons BW; Bar-Or O. Voluntary fluid intake, hydration status, and aerobic performance of adolescent athletes in the heat. : Appl Physiol Nutr Metab; 35(6): 834-41, 2010 Dec.

Nutrição Esportiva - 19/mai/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário