As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil, e o colesterol elevado é um dos principais causadores dessas doenças. Veja dicas para cuidar do coração, controlando o colesterol:
De olho na proporção:
Na hora das refeições, observe bem a proporção: metade do prato deve ser composto por verduras e legumes, que são pouco calóricos e contém fibras, facilitando a digestão.
Em relação à carne, prefira as magras, sem gordura aparente. Duas porções pequenas por dia são suficientes para suprir as necessidades do organismo.
Substitua:
Substituindo os alimentos que você come, é possível mudar hábitos sem passar fome. Por exemplo: substitua pães, macarrão e arroz pelos integrais, que possuem mais fibras.
O docinho consumido após as refeições ou beliscado fora do horário, também pode (e deve!) ser substituído por uma fruta, um suco natural, um iogurte desnatado...
Gordura boa X gordura ruim:
Existem vários tipos de gorduras nos alimentos, e nem todas fazem com que o colesterol "ruim", aquele que nos traz problemas quando em excesso, aumente.
Gorduras que NÃO aumentam o nível do colesterol: são as gorduras poli-insaturadas (conhecidas como ômega 6 e ômega 3), que estão presentes em óleos vegetais, em alguns peixes, como a sardinha, e em vegetais como a linhaça.
Também entram nesse grupo as gorduras monoinsaturadas, presentes no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju, abacate, entre outros.
Gorduras que aumentam o nível do colesterol: gorduras saturadas e trans, presentes nas carnes, leite integral e seus derivados, azeite de dendê e alguns alimentos processados, gorduras industriais utilizadas na preparação de sorvetes, chocolates, biscoitos recheados, molhos prontos, etc.
Mexa-se:
Praticando atividades físicas regulares, além de controlar o peso, o nível de colesterol "bom" (HDL) também é aumentado.
*Fonte: Blog Alimentação e Nutrição - Nutri Laís
* Erro corrigido
Nenhum comentário:
Postar um comentário