Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Verdade ou mito: fazer jejum emagrece??

Vamos dar uma pausa no assunto dos suplementos pra falar sobre um assunto que ouve-se muito por aí:


"Vou apenas almoçar e jantar pra emagrecer mais rápido..."
"Fazer jejum emagrece?"

"Se eu fizer 6 refeições por dia, vou engordar e não emagrecer!"



JEJUM é o nome dado ao período em que passamos sem nos alimentar, e é muito comum as pessoas associarem a falta de alimentação à um emagrecimento mais rápido e eficaz, mas não é bem assim que as coisas acontecem.



Ao passar longos períodos sem nos alimentar, começa um processo de hipoglicemia, ou seja, baixa concentração de glicose no sangue, e isso resulta em sintomas bem desagradáveis, como: raciocínio lento, fraqueza, dores de cabeça, tonturas, mau humor e algumas vezes até desmaios.


Além desses sintomas, o jejum não faz com que a perda de peso ocorra mais rápido, pois o nosso metabolismo passa a trabalhar mais lentamente na intenção de poupar energia, já que não está recebendo alimentos para gerar energia.


Ou seja, jejum com o intuito de perder peso não funciona, é um MITO, e só traz resultados maléficos.


O ideal para quem quer perder peso é fazer de 5 a 6 refeições ao dia, alimentando-se de 3 em 3 horas, para que o metabolismo não fique lento e o corpo não entenda que precisa poupar energia para sua sobrevivência.


*Fonte: Blog Alimentação e Nutrição - Nutri Laís

* Erro corrigido

Nenhum comentário:

Postar um comentário