Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cortar o carboidrato ajuda a perder peso!

Saiba porque este nutriente é tão importante.



É muito comum ouvirmos sempre a mesma coisa quando se inicia uma dieta: 
É preciso tirar o carboidrato da alimentação

Ou seja, nada de pães e massas, principalmente à noite! Comer arroz, macarrão ou pão depois das 18h00 é praticamente um pecado!!

Um dos principais argumentos das dietas “sem carboidrato” é que após o jantar vamos dormir e não iremos gastar tanta energia como durante o dia.

Mas será que isso realmente funciona?

Concordamos que a refeição noturna deve realmente ser menor em comparação às outras refeições do dia, isso porque a noite não realizaremos nenhuma grande atividade que faça queimar tantas calorias. É o período em que o organismo tende muito mais a acumular do que a queimar.    

Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso cérebro e músculos. Ao ficarmos muitas horas sem comer alimentos fontes deste nutriente nosso organismo percebe sua falta e passa a produzi-lo a partir de outras fontes de energia. 

Carboidrato: peça importante para o sucesso no emagrecimento!

No processo de queima da gordura, a presença do carboidrato é fundamental, caso contrário a queima é mais difícil e também corremos o risco de perder músculos e não somente gordura nesse processo, daí se explica o fato de algumas pessoas apresentarem flacidez quando estão de dieta. Podemos dizer então que, emagrecimento não saudável gera perda de massa muscular e flacidez.

Por isso, é muito importante não cortar os carboidratos da alimentação, seja durante o dia ou à noite.

Você pode diminuir a quantidade calórica do jantar e incluir sim os carboidratos, mas do tipo complexo, tais como: arroz integral, grão de bico, milho, cevada, batata doce, feijão e lentilha.

Manter uma dieta equilibrada (com todos os nutrientes) e mais natural possível é a melhor forma de se conseguir perder peso e ter uma alimentação saudável e balanceada. 

Fonte: Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário