Sabemos que atletas precisam estar atento ao consumo de carboidratos, proteína e lipídio. Porém, micronutrientes como vitaminas e minerais, também merecem atenção no cardápio já que a carência destes relaciona-se com dores musculares, infecçõe, lesões e quedas no desempenho.
Vitaminas
As principais fontes são as os frutos do mar, especialmente as ostras. Outros alimentos como carnes vermelhas, ovos, carne de frango, leite e derivados, oleaginosas e cereais integrais são ricos em zinco. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco insuficiente na dieta para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Outros estudos mostram que o baixo consumo de zinco está relacionado à diminuição na força muscular, ao desequilíbrio da coordenação muscular, a falta de motivação e a predisposição para a depressão. Sintomas como estes, bem como resfriados constantes, podem ser indicativo da carência de nutrientes na dieta, dentre eles o zinco.
Assim, convém prestar atenção e incluir este nutriente na dieta para garantir a disposição necessária para o ritmo de treinos.
Fonte: Nutrício
Nenhum comentário:
Postar um comentário