Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O zinco e a atividade física!



Sabemos que atletas precisam estar atento ao consumo de carboidratos, proteína e lipídio. Porém, micronutrientes como vitaminas e minerais, também merecem atenção no cardápio já que a carência destes relaciona-se com dores musculares, infecçõe, lesões e quedas no desempenho.


Vitaminas e minerais antioxidantes  são fundamentais no cardápio do atleta, já que combatem os radicais livres produzido pelo excesso de atividade. O excesso de radicais livres pode prejudicar as defesas, aumentar o risco de doenças como o câncer e causar o envelhecimento precoce. Dentre estes antioxidantes naturais estão as fruta cítricas (ricas em vitamina C), os vegetais de cor amarela/laranja (fonte de vitamina A), as castanhas (fontes de selênio e vitamina E). Neste grupo, merece destaque o zinco, mineral que faz parte de enzimas produzidas pelo nosso corpo para deter o excesso de radicais livres. O Zinco está envolvido no processo de crescimento, desenvolvimento, resistência a lesões e aumento da velocidade de recuperação, aumento de massa magra.

As principais fontes são as os frutos do mar, especialmente as ostras. Outros alimentos como carnes vermelhas, ovos, carne de frango, leite e derivados, oleaginosas e cereais integrais são ricos em zinco. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco insuficiente na dieta para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Outros estudos mostram que o baixo consumo de zinco está relacionado à diminuição na força muscular, ao desequilíbrio da coordenação muscular, a falta de motivação e a predisposição para a depressão. Sintomas como estes, bem como resfriados constantes, podem ser indicativo da carência de nutrientes na dieta, dentre eles o zinco. 


Assim, convém prestar atenção e incluir este nutriente na dieta para garantir a disposição necessária para o ritmo de treinos.


Fonte: Nutrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário