Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mude tudo sem mudar quase nada!

Mude tudo sem mudar quase nada

Sempre conversamos aqui no blog sobre como pequenas mudanças podem dar grandes resultados em termos nutricionais. Trocar o arroz branco pelo integral é um bom exemplo. Mas há outras alterações simples que fazem toda a diferença para a nossa saúde.

Vamos nos aproximando do fim do ano e resolvi listar algumas ideias de pequenas alterações que podem melhorar bastante a sua alimentação. Assim, em 31 de dezembro a sua lista de resoluções ano-novo estará antecipada nas questões ligadas a nutrição, e você poderá concentrar-se em outros aspectos com mais saúde e mais disposição.

1 – Troque o leite de caixinha ou em pó pelo fresco, de preferência do tipo A
Você já vai ao supermercado. Já compra leite. Trocar os leites de caixinha ou em pó por um leite fresco pasteurizado requer apenas uma passada pelo setor de refrigerados. É verdade que o leite tipo A precisa ser conservado em geladeira e tem prazo de validade curto. Mas ele tem ordenha mecanizada e sai todo do mesmo rebanho, da mesma fazenda, diretamente para a pasteurização. Tem também uma quantidade menor de bactérias aceitas pela legislação. Coliformes fecais inclusive. E, não, ele não é mais gorduroso. A quantidade de gordura é a mesma dos outros leites. De todo modo, vale ressaltar que leite tipo A também pode ser encontrado nas versões integral (tampa azul), semidesnatado (tampa vermelha) e desnatado (tampa amarela).

2 – Compre ovos caipiras
As aves de granja ficam confinadas em ambientes iluminados 24 horas por dia, são artificialmente induzidas a produzir mais ovos. Já as galinhas caipiras são criadas soltas, podem ciscar e isso representa mais do que bons tratos aos animais. Alguns estudos indicam uma concentração de 3 a 4 vezes maior de vitamina A e carotenos (como zeaxantina e luteína) nos ovos caipiras. Esses nutrientes protegem o cérebro, ajudam a prevenir catarata e degeneração macular. O ovo também tem nutrientes que favorecem a concentração e a memória.

3 – Troque o pão branco pelo pão integral
Pão integral é carboidrato complexo. Ele dá energia, bom humor, bem-estar e saciedade. Ao trocar o pão branco pelo integral, você ganha em fibras, vitaminas e minerais. Mas não basta estar escrito integral ou com grãos na embalagem! Tem que ler a lista de ingredientes para descobrir se não é feito com farinha branca e apenas um pouco de farelo adicionado. A falta de padrão dos pães integrais foi assunto de inúmeras reportagens nos últimos meses e há até um inquérito aberto pelo Ministério Público após denúncias de consumidores. Por essas e outras, o melhor é fazer o próprio pão! Você garante o tipo e a qualidade dos ingredientes que estão sendo usados. Mas, se fazer pães não está na sua agenda, não é difícil encontrar opções de pães artesanais no mercado.

4- Livre-se de uma vez por todas dos temperos prontos!
Glutamato monossódico, inosinato dissódico, corante, aromatizantes, antiumectante, amido e gordura vegetal, além do sal, são alguns dos ingredientes presentes nesses temperos e caldos prontos, que tem por objetivo salgar e “dar sabor” aos seus alimentos. Pense bem: sal, cebola, alecrim, cheiro-verde , alho e outras ervas naturais tem a mesma função – e não tem o sabor artificial dos temperos prontos! O sabor das especiarias naturais é dado por minerais e substâncias antioxidantes com ações antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e até anticâncer. Comer o equivalente a apenas uma cebola por semana, segundo uma pesquisa italiana, diminui em 14% a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer. Já o alho reduz a pressão e o colesterol. A salsinha é rica em vitamina C e protege contra a formação de trombos. Isso só para falar dos temperos mais comuns! No caso de ervas e especiarias, funciona a máxima do “quanto mais melhor”! E se você gosta de usar caldinho de frango ou de legumes, pode preparar em casa e deixar estocado no freezer, em forminhas de gelo, ou em saquinhos individuais. Confira abaixo uma receita de caldo de galinha:

Ingredientes

1 carcaça de frango ou o frango inteiro ou ainda 2 kg de asinha de frango
1 cebola grande
2 cenouras
2 dentes de alho
2 talos de salsão
1 folha de alho-poró (somente a parte verde)
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 cravos-da-índia
3 litros de água

Modo de Preparo

1. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas. Lave os talos de salsão e corte em pedaços. Lave a folha de alho-poró.

2. Lave o frango, carcaça ou asinhas em água corrente e coloque numa panela bem grande. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe bem o fogo e tampe a panela. O fogo deve estar o mais baixo o possível.

3. Deixe cozinhar por 3 horas. Sim, é bastante tempo. Mas é o único trabalho. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo.

4. Quando esfriar um pouco, passe por uma peneira fina para uma tigela. Descarte os legumes e o frango. Reserve o caldo.

5. À medida que o caldo for esfriando, a gordura vai se separando e subindo para a superfície; quando estiver frio, com uma colher, retire a gordura. Conserve o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele. 


Rendimento: 1,5 litro

Fonte: Panelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário