Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Você come mesmo sem sentir fome? Tem dias em que só aquele doce deixará você feliz?

Isso tem nome: Fome Emocional! Confira.





Com a falta de tempo, o excesso de trabalho e os afazeres do dia-a-dia, é muito comum sentirmos, além do cansaço, um vazio, um espaço que buscamos o tempo todo preencher.

Seja na música, nos exercícios, nas artes ou na alimentação, a vida corrida e as carências afetivas fazem com que, busquemos algo que nos acalme, que acabe com aquela ansiedade e preencha os espaços do coração e da alma. E, esse “algo”, frequentemente está ligado ao verbo comer!

Normalmente, as pessoas associam, sem perceber, importantes situações do passado ou conflitos internos, com alguma comida específica ou com o ato de comer.

É por este motivo que muitas vezes a vontade de devorar um chocolate ou uma pizza enorme é tão intensa, mesmo que você não esteja sentindo a mínima fome. 

Mesmo que esse motivo não esteja no consciente, esse impulso incontrolável pela comida (na maioria das vezes doces e massas!) geralmente está ligado a ansiedade ou a problemas vindos do passado, onde o mecanismo de defesa é esquecer as angústias e se entregar ao prazer, mesmo que seja por alguns minutos, durante aquela refeição!

O fato de comer em excesso pode estar ligado ao ato inconsciente de querer prolongar esse prazer. Sem perceber, continuamos comendo para que essa sensação boa permaneça por mais algum tempo. E você sabe que este prazer será momentâneo e que com ele, podem vir alguns quilinhos a mais e muitos problemas para a dieta!

Se estes momentos se tornarem parte de sua rotina e os episódios forem regados a bolos, sorvetes e outros alimentos gordurosos, a conseqüência vai além de alguns quilinhos a mais, essa pequena felicidade pode se transformar em mais tristeza, porque os excessos vão levar você à obesidade, a problemas cardiovasculares, diabetes entre outros. Trabalhe internamente seus impulsos, por mais que se sinta bem no momento, o excesso de comida trará problemas para sua auto-estima, nas relações com os outros e com você e sua saúde. 
 
É impossível resistir à tentação pelo seu doce preferido? Procure diminuir a quantidade. Mesmo que as emoções estejam falando alto, compre ou tenha em casa pequenas quantidades, assim a chance de comer demais será menor. 

Deixe para fazer compras quando estiver tranquila e sem fome, assim poderá fazer escolhas melhores como alimentos naturais, frutas e vegetais, alimentos orgânicos, ricos em fibras - o que realmente seu corpo precisa! Além do mais, hoje há no mercado muitas opções de produtos saudáveis e bem gostosos.

Muitas lanchonetes, principalmente as que fazem parte dos fast-foods, praticamente nos “obrigam” a consumir sempre refeições enormes, refrigerantes tamanho família, o dobro da batata (e o dobro de calorias) por alguns centavinhos a mais....Isso vai custar muito caro, fuja dessa armadilha! 

Esse movimento nos induz a acreditar que é normal consumir 5 pedaços de pizza e um refrigerante de 700ml, esse pensamento só atrapalhará ainda mais o processo de perda de peso.  

E, se sozinha está difícil, busque ajuda de profissionais habilitados: um psicólogo pode dar uma forcinha no seu lado emocional e a nutricionista ajudará a encontrar o equilíbrio no consumo dos alimentos. 

Fonte: Emex - Nutrição Orientada

Nenhum comentário:

Postar um comentário