Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimentação na escola: merenda ou cantina?

lanchesaudaveis

A alimentação desempenha um papel essencial ao longo do tempo de existência das pessoas. A idade escolar é o período em que a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso, e uma alimentação inadequada lhe traz consequências orgânicas, como diminuição da capacidade de raciocínio e memorização, deficiência no crescimento e desenvolvimento, alterações de humor, desnutrição ou até mesmo obesidade.
Assim, a escola torna-se um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações para a formação e promoção de hábitos alimentares saudáveis, por ser um espaço social onde as crianças passam grande parte do seu tempo (aproximadamente 180 dias por ano) convivendo e apredendo novidades diariamente.
A hora do recreio é um momento em que lanchar com os colegas está associado à competição, comparação e necessidade de serem aceitos pelo grupo. As crianças normalmente desejam comer os mesmos alimentos que seus amigos. Dessa forma, a criança não aceita levar uma fruta para a escola, por exemplo, já que seu grupo de amigos leva ou compra na cantina da escola um salgadinho e refrigerante. Outro problema referente à necessidade de se sentir parte de um grupo vem do fato de que levar lanche de casa é “coisa de pirralho” , período que acabaram de deixar e fazem de tudo para se diferenciarem dos mesmos.
A cantina é um espaço no qual é possível observar, geralmente, a comercialização de alimentos industrializados. O consumo rotineiro desses alimentos pode contribuir para o desequilíbrio da dieta e para o aumento de doenças ligadas à alimentação, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Além disso, o valor nutritivo das refeições fica comprometido quando há o aumento da inclusão de alimentos industrializados em detrimento do consumo de alimentos naturais, como as frutas e os vegetais.
Entre os vários produtos vandidos nas cantinas das escolas, podemos citar as balas, pirulitos, doces, chicletes, chocolates, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos do tipo chips, biscoitos recheados e salgados (muitos deles fritos). Esses alimentos possuem alta quantidade calórica em pequenas porções e baixa concentração ou ausência de nutrientes necessários ao bom crescimento e desenvolvimento das crianças. Quantidades excessivas de sódio, açúcar e gorduras, somadas as baixas quantidades de fibras, vitaminas e minerais aumentam os riscos para problemas nutricionais.
As escolas também têm a opção de distribuir aos alunos a merenda (refeição preparada na própria escola). No Brasil, o Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE) regulamenta a distribuição de refeições durante o intervalo das atividades escolares. Ele visa suplementar a alimentação do aluno e formar bons hábitos alimentares, melhorando sua suas condições nutricionais e sua capacidade de aprendizagem. A merenda da escola produzida sob a supervisão de um nutricionista, respeitando um cardápio variado e nutricionalmente equlibrado, é mais vantajoso às crianças.
A comunidade escolar é formada pelos pais, professores, coordenadores, diretores, alunos, donos de cantinas, merendeiros e demais funcionários da escola. Diante dessa diversidade, essa comunidade bem esclarecida e informada pode participar ativamente na orientação de hábitos alimentares saudáveis às crianças. A opção da merenda escolar ou uma cantina com alimentos mais adequados deve tomada em conjunto, sempre com o foco na saúde infantil.
Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário