Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Quando recorrer a suplementação alimentar?



Hoje em dia, a maioria das pessoas que buscam o aumento de massa muscular ou simplesmente  melhorar  a sua performance durante o treino,  adotam algum tipo de suplemento nutricional na sua dieta, porém a maioria das pessoas  sabem pouco sobre o seu uso e acabam, seguindo orientações dadas por outros  profissionais, pessoas leigas que desconhecem os riscos do uso indiscriminados desses suplementos alimentares, pois assim como a carência de vitaminas e minerais podem acarretar em danos a saúde, a  toxidade pode acabar desenvolvendo doenças no organismo.

É importante ressaltar que há uma diferença entre freqüentadores de academia e atletas, cuja a intensidade e a freqüência do treino são superiores a aqueles que malham cerca de duas horas diárias. Outro aspecto a se considerar, é que a maioria dos indivíduos ao utilizar suplemento nutricional seguem a orientação de administração repassada pelo fabricante, como se todos as pessoas obtivessem o mesmo perfil nutricional e o mesmo gasto energético. Porém cada organismo possui uma individualidade bioquímica que deve ser respeita, por isso também o perigo de seguir dietas da moda ou dietas vinculadas em revistas, que em sua maioria focam apenas calorias, o que não é seguro.

A suplementação segura é  aquela que respeita os níveis máximos e seguros  de determinados nutrientes para uma população especifica, estabelecido pelas DRIs (Dietary Reference Intakes). O profissional nutricionista poderá orientar os suplementos com base no diagnóstico nutricional e as necessidades individuais de cada indivíduo, prevalecendo sempre uma boa reeducação alimentar, afim de otimizar um estado nutricional satisfatório e continuo, através de um alimentação equilibrada, tornando a suplementação apenas um alternativa para suprir as carências.

Além de tudo a prática do suplemento alimentar gera muitas controvérsias e as pessoas devem estar atentas se o produto escolhido possui o registro da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), pois ela é responsável por assegurar a venda e utilização dos produtos, afim de garantir a qualidade sanitária e a segurança para a saúde, evitando por exemplo que tais suplementos alimentares contenham substâncias não mencionadas em seus rótulos, como alguns hormônios anabolizantes.

Por estes motivos mencionados acima, vale ressaltar que a busca por uma alimentação saudável, seguida de maneira  contínua e prolongada, possibilitará que o indivíduo atenda as suas necessidades de vitaminas e minerais, mantendo as reservas de macronutrientes (substâncias calóricas) e micronutrientes (substâncias com funções metabólicas) adequadas, além de proporcionar um meio mais econômico, pois sabe-se que em geral estes suplementos alimentares são de alto custo se administrados  diariamente, se comparados aos alimentos e vegetais da época, que além de serem mais baratos proporcionam uma maior absorção dos nutrientes em relação as mesmas substâncias vindas em comprimidos ou até mesmo em pós.

Assim, no caso de optar pela suplementação  na sua ingesta diária ou durante os dias de pratica esportiva, deverá ser feito através de um acompanhamento com profissional nutricionista para a  revalidação do período de administração, assim como os dados clínicos, o estado nutricional e de todo plano alimentar  já prescrito.

Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário