Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 18 de junho de 2011

Açaí


Valores Nutricionais
Porção: 100 g
Kcal: 247
HC: 36g
PTN: 3.8g
LIP: 0.2g
Fibras: 11,52g
Colesterol: 0g

Açaí, em tupi, provém de a-çaí, o fruto ácido ou então de iá-çaí, o fruto que chora.

Tem um lugar muito importante na alimentação do brasileiro, por ser muito nutritivo e riquíssimo em vitaminas naturais (A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C).

O açaí ou açizeiro é uma palmeira espontânea nos terrenos pantanosos dos estuários dos rios Amazonas e Tocantins e de outros rios da mesma região. Pelo litoral atinge a Bahia. Surge em touceiras de espiques finos, elegantes, cilíndricos, anelados, duros.

Frutifica fartamente. O fruto, o açaí, é uma baga arrendondada ou ovóide, violácea, quase preta, coberta por uma polpa da mesma cor. No centro, há um caroço duro.

O açaí é do tamanho de uma cereja. Cozinhando-se o açaí extrai-se da polpa 8 a 10% de óleo amargo, verde-escuro. Com 100 quilos de frutos, conforme Le Cointe, obtém-se 1 quilo de óleo, com a polpa fazem-se vinhos, refrescos muito apreciados. Amassados na água quente, numa peneira, obtém-se uma bebida também conhecida com o nome de açaí, muito apreciada em Belém.
É um líquido espesso, violáceo, algo semelhante ao suco de uva, aromático, saboroso, muito substancial.
Tomam-no açucarado e misturado com farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário