Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O suco de uva integral e a saúde



São inúmeras as evidências associando o consumo de vinho tinto a benefícios à saúde humana. No entanto, muitas pessoas apresentam restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, e nestes casos o consumo de suco de uva integral vem sendo anunciado como uma substituição com valor nutricional equivalente. As sementes e a casca de uva contêm flavonóides, ácidos fenólicos e resveratrol, que mostraram ter atividades funcionais (Soares et al, 2008), e alguns estudos verificaram semelhanças entre a atividade antioxidante do suco e do vinho tinto (Frankel et al, 1998; Vinson et al,1999).

A atividade antioxidante do suco de uva integral se deve à presença de compostos fenólicos, que são substâncias amplamente distribuídas no reino vegetal, em particular nas frutas e em outros vegetais (Soares et al, 2008). Eles são conjuntos heterogêneos que apresentam em sua estrutura vários grupos benzênicos característicos, substituídos por grupamentos hidroxilas (Hernandez & Prieto Gonzáles, 1999) e agem como antioxidantes não somente pela sua habilidade em doar oxigênio ou elétrons, mas também por causa de seus radicais intermediários estáveis que impedem a oxidação de vários ingredientes do alimento, particularmente de ácidos graxos e de óleos (Cuvelier et al, 1992; Maillard et al, 1996).

Além de sua atividade antioxidante, os compostos fenólicos possuem, também, várias propriedades biológicas que podem contribuir para um efeito cardioprotetor, incluindo a habilidade de inibir as atividades de agregação plaquetária e formação de trombose (Demrow et al, 1995 ; Freedman et al, 2001), além de reduzir potencialmente os lipídios plasmáticos (Dávalos et al, 2006). Existem ainda alguns artigos que relacionam os compostos fenólicos à função renal, câncer e cognição (Huntley, 2007).

O suco de uva integral contém mais compostos fenólicos glicosilados do que o vinho, sendo que, segundo HOLLMAN et AL (1995), estes compostos são mais facilmente absorvidos pelo organismo  e , ainda, a ausência de álcool permite que o suco seja consumido pela maioria das pessoas, inclusive crianças e aquelas portadoras de algumas doenças, por exemplo, a hepatite (Malacrida & Motta, 2005).

Apesar de todos os benefícios citados, não podemos exagerar na dose: o suco de uva integral apresenta alto valor calórico e, portanto, deve ser consumido com moderação. A pirâmide alimentar recomenda o consumo de 3 a 5 porções de frutas ao dia e 1 copo de 200ml de suco corresponde à duas porções deste grupo.

Fonte: RGNutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário