Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 18 de junho de 2011

Banana


Valores NutricionaisPorção: 100 g
Kcal: 92
HC: 22.8g
PTN: 1.3g
LIP: 0.3g
Colesterol: 0g
Fibras: 2.1g

Sua possível origem é asiática, e trata-se do fruto da bananeira. Em função do clima tropical ser predominante no território brasileiro, clima adequado para a cultura da banana, pode-se encontrar aqui mais de trinta tipos da fruta, sendo as mais conhecidas: banana - nanica, banana - maçã , banana - prata, banana - ouro, banana - d'água ou caturra, banana caiana, banana-pacamã, banana-são-tomé, banana-figo, banana-pacoba e banana-da-terra. As duas primeiras citadas são, preferencialmente, consumidas "in natura", pois apresentam sabor mais doce. Já as outras, por apresentarem sabor menos adocicado e serem mais firmes, são frequentemente utilizadas para preparações, tais como doce, milanesa, bolos, pastéis, entre outras.

As bananas, entre as frutas, ocupam o segundo lugar na quantidade de Potássio em sua composição, 396 mg/100 g, sendo o Abacate o primeiro da lista, 599 mg/100 g. O potássio contribui para a função muscular ocorrer de forma adequada. Geralmente, pessoas que apresentam hipertensão consomem medicamentos diuréticos, consequentemente, têm uma perda maior do que o normal deste mineral. Desta forma, recomenda-se a ingestão de duas a três unidades da fruta para repor as perdas provenientes do medicamento.

Atletas, principalmente, consomem a banana para garantir melhores desempenhos musculares. Além do potássio, os atletas consomem a banana por conter uma boa quantidade de carboidratos de fácil digestão, podendo recuperar as reservas energéticas durante o exercício. Este fato foi comprovado por Mitchell, et al, utilizando 10 indivíduos treinados, que após o exercício físico consumiram quantidades pré-estabelecidas de bananas e recuperaram suas reservas. Entretanto, sabemos que uma das razões principais da cãimbra é também a perda de sódio através do suor, portanto recomenda-se o uso de isotônicos ou sal + água quando a realização de exercícios físicos é feita em locais quentes. A utilização de banana durante atividade física promove o aumento dos níveis de glicose sangüínea, sendo uma forma alternativa de oferecer energia para o atleta.

A banana também é fonte de vitamina B6, cuja principal função é garantir um bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, bem como a produção das células vermelhas do sangue.

Aproximadamente, cada banana fornece 100 kcal, e tem na sua composição a maior parte composta de carboidratos. Boa sugestão para serem incluídas nos lanches da manhã ou da tarde, principalmente na alimentação do bebê, por apresentar baixo índice de alergenicidade.

Composição Nutricional da Banana:

 KcalPtnCHOLIPPotássio
Banana Maçã114,01,4260,3123,7
Banana Ouro158,52,436,80,2143,9
Banana Prata89,01,322,80,3370,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário