Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como e quando desmamar seu bebê?


Desmamar um bebê parece muitas vezes algo muito simples, mas nem sempre é feito da maneira correta. Podemos classificar o desmame como um processo e descartar a idéia que se trata apenas de um ato isolado na vida da mãe e do seu bebê. Neste artigo iremos falar sobre esse processo de maneira simples e fácil.

Desmame

O desmame assim como o aleitamento materno é algo muito importante no desenvolvimento do bebê, e não fazê-lo da maneira correta pode acarretar prejuízos no seu crescimento. O aleitamento exclusivo  é indicado até os 6 meses de vida do bebê e garante que todas as suas necessidades nutricionais sejam supridas. Desde as calorias até os nutrientes como vitaminas e minerais, mas a partir dos 6 meses de vida somente o leite materno passa a não ser suficiente para o bebê. É nesse momento que devemos começar a introdução de novos alimentos na dieta do bebê e dar início o processo do desmame. Esse processo começa aos 6 meses de vida do bebê e pode ir até os 2 anos, variando de indivíduo para indivíduo. A vantagem do desmame feito da forma correta pode muitas vezes evitar o surgimento de futuros problemas alimentares

Introdução de novos alimentos

A introdução de novos alimentos deve ser algo gradativo e controlado. Não é indicado começar a introdução de todos os tipos de alimentos em um mesmo momento. De uma maneira geral iniciasse com o grupo dos vegetais.

O primeiro passo é oferecer sucos de fruta no horário do lanche. Assim que o bebê estiver adaptado com os sucos, de 1 à 2 semanas, o próximo passo é oferecer papas de frutas. Depois desses 2 passos que demoram um total aproximado de 1 mês já é possível introduzir preparações salgadas, exemplo: sopa de legumes.

A consistência dos alimentos também deverá ser observada, é sugerido: sopas batidas e frutas amassadas ou raspadas. É geralmente durante o desmame que podemos observar o surgimento de intolerâncias e alergias alimentares, por isso, deve-se ter atenção com o que é tolerado ou não pelo bebê.

Preparo das refeições

O preparo das refeições é simples, porém, deve ser observado que não é necessário o uso de sal, açúcar e tempero artificial. No caso das sopas é necessário apenas uma quantidade mínima de sal. O paladar do bebê não é o mesmo que do adulto, o que parece não muito apetitoso ou interessante para a mãe é tolerado muito bem pelo bebê. Já as papas de frutas dispensam a adição de qualquer tipo de açúcar, assim como os sucos e mamadeiras. Evite ao máximo os alimentos industrializados e/ou com corantes. Não é necessário exagerar na quantidade da porção a ser oferecida.

Quando oferecer as refeições

As refeições devem ser oferecidas entre as mamadas, que naturalmente terão sua freqüência diminuída, pois conforme o bebê for se adaptando com o consumo de novos alimentos menos ele irá “procurar” o peito da mãe. Logo, a quantidade de produção de leite irá gradativamente diminuir, dando espaço às refeições. É importante respeitar o ritmo de cada bebê.  A primeira mamada ao acordar e a última mamada antes de dormir geralmente são as últimas a serem substituídas por comida durante o processo do desmame, o que é uma vantagem para as mães que trabalham.

Observação

Esse artigo tem caráter apenas instrutivo e aplica-se a parte da população que é saudável, não substituindo consultas de nutricionistas e médicos. Ao ser observado qualquer acontecimento anormal deve-se consultar um profissional da área.

Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário