Olá amigos leitores. Hoje vou falar da busca pela beleza. Você já se perguntou o que significa ser belo? No dicionário encontramos que é a harmonia entre traços e formas. Quanto mais simétrico for, mais belo podemos dizer que é. Mas se você perguntar para seus amigos homens o que é uma mulher bonita, uns vão dizer que é a morena outros a loira, uns gostam das magrinhas outros das recheada de formas e assim vai. Agora se fizermos esta mesma pergunta para um grupo de mulheres as respostas normalmente são as magras, sem nenhuma ruga, nenhuma celulite, nenhum culote e nenhuma estria. Existe essa mulher?
Concordo que não é nada agradável ter celulites ou um destes ítens citados. Mas a que preço as pessoas estão dispostas a pagar pelo corpo “perfeito”? O que escuto diariamente no consultório são as dietas radicais, que passam fome e perdem peso rapidamente. Alguém já se perguntou o que acontece nesse tipo de emagrecimento? A única certeza que muitos tem é o risco de recuperar o peso. Mas você que já passou por esta experiência, olhe para o seu corpo, o que aconteceu com ele? Ficou belo? Ficou simétrico? Com certeza não.
Quem faz dieta radical, possivelmente fica muito tempo sem comer e consome quantidades reduzidas. Com isso, perde muito mais massa magra (músculos) do que gordura, ou seja, quebra colágeno e como consequência vem a flacidez. O corpo não gosta nada da idéia de mexer nas reservas de energia e aumenta os receptores de gordura. Isso acontece porque é a gordura que garante a sobrevivência da nossa espécie. Quando a pessoa volta a comer a sua quantidade habitual, o corpo guarda mais gordura e nem sempre ela é estocada de maneira uniforme. Além disso, com a perda de massa magra diminui o metabolismo basal, ou seja, energia que o corpo gasta para viver. Quando volta a comer a quantidade de costume ganha peso e gordura com mais facilidade. Não contente, a pessoa faz outra dieta da moda e perde mais massa magra e isso vira um ciclo.
Estou exagerando? Infelizmente não estou.
Neste artigo quero mostrar a importância da alimentação para beleza do corpo. Um corpo não flácido, com menos celulite e com menos acúmulo de gordura. Não sei se você notou, eu falei menos celulite e menos gordura. Não podemos esquecer do fator genético. Se a mãe tem celulite, a filha tem muita chance de ter também. Se a estrutura familiar é “larga”, não tem como ter um copo fininho. Mas isso não significa que se os pais tem obesidade, os filhos também terão. O hábito alimentar e o estilo de vida são fundamentais para o desenvolvimento da obesidade.
Uma alimentação saudável ajuda não só no controle de peso, mas também a diminuir a velocidade do envelhecimento, celulite, flacidez, acne, queda de cabelo e resposta adequada após procedimentos estéticos (lipoaspiração, peeling, drenagem linfática, etc).
Pense nisso. Alimentação saudável não é só para quem quer perder peso e sim para quem deseja manter a beleza do corpo.
Fonte: A Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário