Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vigilância intensifica fiscalização de rótulos de ovos


Embalagens devem conter advertência sobre risco de consumo sem cozimento 

A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (CGVS/SMS) intensificou, a partir da última quarta-feira, 2, a fiscalização da norma que determina a obrigatoriedade de as embalagens de ovos apresentarem advertência de que o consumo desses produtos crus ou mal cozidos pode causar danos à saúde. Depois dessa data, os produtos encontrados nos estabelecimentos comerciais em desacordo serão apreendidos em depósito até a normalização.

A medida é baseada em regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem por objetivo alertar a população sobre procedimentos que podem ajudar a evitar a transmissão da salmonella pelo ovo. Essa bactéria é muito comum em ovos e pode causar infecção alimentar. 

O chefe da Equipe de Alimentos da CGVS, Paulo Antônio Casa Nova, explica que o ovo cru está entre os principais alimentos causadores de infecção por salmonella, conforme o histórico de surtos investigados em Porto Alegre de 2000 a 2010. Segundo ele, a maioria dos casos ocorre em consequência do uso de ovos crus contaminados no preparo de cremes, doces e maionese caseira. “Para evitar contaminações, é importante cozinhar bem o alimento, uma vez que a salmonella morre se submetida a temperaturas acima de 60 graus centígrados”, orienta Casa Nova.

Por meio de ofício circular, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) foi comunicada sobre o maior controle que começará a ser feito nas embalagens de ovos a partir de 2 maio e o recolhimento dos produtos que não estiverem de acordo com a norma. O consumidor que encontrar rótulos sem a advertência determinada, deve encaminhar denúncia à Equipe de Alimentos da CGVS pelo telefone 156.

Autor: Ana Lucia Fumegalli 
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde - Porto Alegre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário