Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como guardar frutas e legumes à moda antiga


Muitas frutas e legumes têm um sabor melhor quando são colhidos diretamente de um pomar ou horta. Mas e se precisar guardá-los antes de prepará-los? É possível armazenar frutas e hortaliças usando tecnologias antigas e evitando sacos plásticos.

Dicas para aumentar a vida útil sem usar plástico

Os fazendeiros do Ecology Center elaboraram uma longa lista de formas de armazenar alimentos sem usar plástico, evitando que feiras livres e clientes descartem lixo não degradável. A seguir, algumas dicas para acondicionar frutas e legumes.

Frutas

Maçãs – Guarde-as em uma prateleira em um ambiente frio por até duas semanas. Para armazenamento prolongado, coloque em uma caixa de papelão dentro da geladeira.

Cítricos - Guarde em um lugar fresco com boa ventilação, nunca em um recipiente hermeticamente fechado.

Damascos/nectarinas - Guarde em um local fresco, ou na geladeira se estiverem totalmente maduros.

Cerejas - Guarde-as em um recipiente hermeticamente fechado. Não as lave antes de comer, já que a umidade gera fungos.

Frutas vermelhas – Como são muito frágeis, não empilhe em camadas muito altas. Limite-as a duas, se possível. Um saco de papel funciona bem, mas não se esqueça de lavá-las antes de comer.

Morangos – Eles não gostam de umidade. Guarde em um saco de papel na geladeira por no máximo uma semana. Verifique se há umidade no saco todos os dias.

Hortaliças

Sempre remova os nós das hortaliças, ou pelo menos afrouxe-os para deixá-las respirar.

Aspargo – Espalhe-os em uma tigela com água à temperatura ambiente. Duram uma semana fora da geladeira.

Manjericão – O manjericão não gosta de frio ou umidade. O melhor método é guardá-lo em um recipiente hermético, com um pedaço pequeno de papel-toalha dentro, em local fresco.

Brócolis – Coloque em um recipiente aberto na geladeira, ou embrulhe em papel-toalha antes de colocar na geladeira.

Cenouras – Corte os talos (mas guarde-os para fazer chá) para que durem mais tempo. Guarde-as em um recipiente com bastante umidade. Para isso, enrole as cenouras em uma toalha úmida ou mergulhe-as em água a cada dois dias.

Couve-flor - Vão durar um pouco mais de ficarem em um recipiente fechado dentro da geladeira. Mas dizem que a couve-flor tem um sabor melhor no dia em que é colhida.

Alface – Mantenha seca em um recipiente hermético na geladeira.

Abobrinha - Dura alguns dias em local fresco, mesmo depois de cortada. Para armazenamento prolongado, enrole em um pano úmido e guarde na geladeira.

Beth Terry, de My Plastic-Free Life, abre mão do pano úmido e guarda legumes que gostam de umidade em recipientes com água, que troca com frequência. Segundo Beth, as cenouras duram semanas, cortadas ou inteiras. A lista completa de dicas de armazenamento de frutas e hortaliças está disponível para download em PDF.

Como acondicionar os alimentos antes de passar a tarefa à tecnologia? A designer coreana Jihyun Ryou respondeu a esta pergunta em o projeto Save Food From the Fridge (Salve os alimentos da geladeira), que se baseia na tradição oral de fazendeiros e idosos. O resultado é uma forma simples, mas elegante, de armazenarmos e mantermos uma conexão com os alimentos que escondemos no fundo da geladeira - até perderem o sabor ou começarem a estragar.

Como horticultores, conhecemos o plantio comunitário, mas praticamos o armazenamento comunitário? Maçãs recém-colhidas costumam ser colocadas na mesa da cozinha ou em uma gaveta da geladeira, enquanto as batatas são relegadas ao canto mais escuro da despensa. O método de Jihyun para armazenar ambos sugere uma abordagem diferente. Ela se aproveita do gás etileno exalado pelas maçãs enquanto amadurecem para impedir que as batatas brotem.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário