Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que são antioxidantes e como podem nos auxiliar ?


Ouço muito falar sobre alimentos funcionais e suas propriedades antioxidantes. Mas afinal o que um alimento que contém Antioxidante?


Para responder à esta pergunta é importante falar sobre a Oxidologia, ramo da ciência que estuda a formação dos radicais livres, seus efeitos no organismo e o modo de eliminá-los. Vamos entender:

Afinal, quem são os radicais livres?

Radicais livres são moléculas ou átomos (toda a matéria é formada por átomos) com um número ímpar de elétrons (elétron livres ou também denominados de elétrons desemparelhados). Tal elétron livre tornará o radical livre altamente reativo e com isso ele poderá reagir entre si, visando tornar o número de elétrons par, ou seja, emparelhar o elétron, torna-lo mais ESTÁVEL.

No nosso organismo, a todo instante são formados radicais livres. São produzidos por inúmeros tipos de células durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. 

Como são reativos podem danificar (oxidar) células sadias do nosso corpo, ocasionando lesão de células/tecidos, com isso surgindo inúmeras doenças.

Mas nesta batalha, não estamos desprovidos de defesas, o nosso sábio organismo possui um sistema de enzimas protetoras (antioxidantes) que REPARAM uma grande parcela dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar a quantidade desses radicais livres produzidos através de nosso metabolismo.

Falamos sobre um processo endógeno de formação de radicais livres, ou seja, processos metabólicos como fonte de geração dos mesmos. Porém, fatores externos podem contribuir para o aumento da formação de radicais livres. Entre esses fatores temos:

1) Poluição ambiental;
2) Raio-X e radiação ultravioleta;
3) Radiação eletromagnética;
4) Tabagismo;
5) Álcool;
6) Agrotóxicos;
7) Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios)
8) Estresse;
9) Consumo de alimentos pró-oxidantes como gorduras saturadas;

A seguir serão listados os principais antioxidantes e outras vitaminas e minerais, suas fontes e locais de ação:

Vitamina C

Vitamina hidrossolúvel, age bem em meio aquoso. Tem importante papel na cicatrização, aumenta a resistência às infecções, potencializa a absorção de ferro. É fundamental para a formação de colágeno, principal componente das articulções, pele. São fontes de vitamina C: frutas cítricas, vegetais folhosos, legumes. Sua deficiência provoca Escorbuto, uma doença caracterizada por feridas que não cicatrizam, gengivas que sangram, pele áspera e atrofia muscular.

Vitamina E

Vitamina Lipossolúvel, agindo bem quando consumimos gorduras. É um excelente antioxidante por agir bem em membrana celular, com isso previne danos celulares. Mantém a integridade da pele. São fontes de vitamina E: gérmen de trigo, óleo de soja, de algodão, de milho, de girassol, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes.

Vitamina A

Também denominada retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma ativa. Essencial para visão, desenvolvimento dos ossos e formação da pele. Atua no sistema de defesa do organismo e no processo de reprodução. São fontes de vitamina A: Óleo de fígado de bacalhau, carnes e alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, batata doce, brócolis, espinafre, tomate, mamão, abóbora e melão. Sua deficiência pode causar atraso no crescimento, cegueira noturna, manchas brancas nos olhos e lesões na pele. 

Glutation (GSH)

É um antioxidante hidrossolúvel, existe, na maioria das células (com maior concentração no fígado). É um marcador da saúde celular e sua queda indica lesão celular.

Essas são algumas das principais subtâncias antioxidantes, mas a ciência da nutrição a cada dia desvenda novos compostos, que ao poucos vem se tornado grandes aliados da nossa saúde, prevenindo doenças e auxiliando na melhoria de nossa qualidade de vida.

Muita saúde e nutrição saudável para você!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário