Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Tratamento para TPM: dicas e soluções


Dá vontade de gritar, de brigar, de chorar, de comer, de dormir, de não dormir, de largar a academia ou do namorado, tudo cheira forte demais, tudo é chato demais, tudo dói demais e se bobear quem tiver por perto leva xingo e até uns tapas! De quebra, a gente fica inchada e com direito a espinhas….affff ninguém merece passar por isso……
Mas a melhor notícia é que a TPM tem causa e tem tratamento. Desconfie porém, de quem te oferede tratamento só para os sintomas e não te apresenta a causa porque as chances do problema voltar são grandes.
Assim, vamos por partes:
-  AS CAUSAS  -
Os especialistas estão lutando para chegar num consenso mas as últimas pesquisas científicas alertam para o fato de que mulheres com Tensão Pré Menstrual sofrem com uma queda de neurotransmissores, principalmente a serotonina, e como já é de se esperar, quando nosso hormônio do bem-estar caí, o nosso emocional sofre. Assim, falando a grosso modo, por tudo que eu já ví e já viví, a TPM aparece com tudo naquelas fases de stress quando você não come direito, não faz exercício direito e no geral não cuida da saúde física e emocional. Já viu que quando a gente está na TPM, os homens nos irritam ainda mais?? por isso, uma boa dica é se relacionar com algum que te compreenda! Além disso, vale lembrar que as mulheres que estão acima do peso, as que sofrem com intestino preso e as que estão vivendo uma fase de estresse emocional, são bem mais acometidas com a síndrome. Isso tudo vale principalmente para quem não usa pílula anticoncepcional, afinal só assim é que dá pra entender direito de onde vem sua TPM.
-  TRATAMENTOS  -
Dieta: não pode ser de muito baixa caloria mas uma boa dieta antiinflamatória pode tanto te tratar como prevenir a TPM do próximo mês. Evite ao máximo, excessos de açúcar, sal, carnes, laticínios, álcool, pão e gordura saturada. Posso afirmar que dietas desse tipo fazem milagres com as nossas dores de cabeça, inchaços e cólicas. É muito engraçado porque pra mim funciona assim, se eu tomar uns sucos diuréticos com melão, pepino ou melancia, fico fazendo xixi o dia inteiro!!
Exercícios: nesse momento dê um reduzida no ritmo mas não perca o ritmo!! continue com exercícios mais leves, inclusive as abdominais porque ajudam muito a prevenir as cólicas. Mas menstruação pede um pouco de reserva, vai te deixar indisposta mesmo mas se ajude. Nada de ficar trancada em casa.
Medicamentos: lembra que eu disse que a causa da TPM tem muito a ver com baixa serotonina no cérebro? nesse caso, alguns médicos tratam as pacientes com antidepressivos ou até introduzem ao uso da pílula anticoncepcional porque quem não menstrua, não tem TPM certo? Vale lembrar, que esse é o tipo de medida que não trata a causa do problema, apenas os sintomas. No caso da acne, seria bom contar com um tratamento dermatológico também.
Suplementos: a TPM praticamente some com o uso do óleo de prímula, vitamina B6 e magnésio. Mas você certamente precisará de um profissional habilitado para te receitar as doses certas. Tem outro detalhe, em algumas mulheres esse suplementos são associados com outros para melhorar o resultado do tratamento. Isso será feito de acordo com o tipo de TPM que a mulher apresenta. Para mim por exemplo, os sintomas melhoram bastante se eu associar a vitamina E e o cálcio.
Massagens, Acupuntura & outros tratamentos alternativos: isso tudo é uma dádiva divina quando estamos com essas desordens menstruais!! Maravilhoso, principalmente no caso da acupuntura se você fizer um tratamento mais longo e voltado para a TPM. Simplesmente melhora e muito!
No mais, procure ter uma atitude positiva frente a vida e cultivar bons relacionamentos, porque isso cura qualquer mal!
Fonte: Inteligência Nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário