Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hipertensão aumenta em crianças e onera gastos com saúde


A hipertensão arterial está aumentando entre crianças. Este crescimento leva a consequências na saúde cardiovascular da população e a um aumento dos gastos com saúde. O objetivo do estudo, publicado pelo periódico Hypertension, foi avaliar a utilização dos cuidados de saúde com crianças hospitalizadas por hipertensão arterial.

O projeto The Healthcare Cost and Utilization Project Kids’ Inpatient Database, anos 1997, 2000, 2003 e 2006, foi utilizado para identificar as internações por hipertensão arterial em crianças. Foram examinadas as características dos pacientes e dos hospitais e sua associação com os gastos com esta doença. Os dados de cada ano da coorte foram utilizados para analisar as tendências dos custos.

Este estudo foi revisado e aprovado pelo University of Michigan Institutional Review Board. Os pesquisadores descobriram que 71.282 hospitalizações por hipertensão pediátrica geraram 3,1 bilhões de dólares em encargos totais de 1997 a 2006. Aproximadamente 68% estavam na faixa etária de 10 a 18 anos de idade, 55% eram meninos e 47% eram brancos. 6% das internações com diagnóstico de hipertensão arterial também tiveram um diagnóstico de doença renal em estágio avançado ou de transplante renal.

A hipertensão arterial cresceu ao longo do tempo (P=0,02 para cada um dos grupos etários de 2-9 anos e de 2-18 anos; P=0,03 para o grupo etário de 10-18 anos), bem como a fração dos gastos com internações atribuídas à doença (P< 0,0001). O tempo de permanência e o estágio da doença renal foram associados ao aumento das despesas com as hospitalizações (P< 0,0001 e P=0,03, respectivamente). Durante o período de estudo de 10 anos, a frequência de hipertensão associada a internações foi crescente em todos os grupos etários e as despesas relacionadas à hipertensão arterial também foram aumentando. A condição coexistente de doença renal em estágio avançado resultou em um aumento significativo dos gastos de saúde.

O estudo também descobriu que as crianças com pressão arterial elevada permanecem no hospital por oito dias, em média. Crianças sem a pressão arterial elevada ficam apenas cerca de quatro dias.

Fonte: Hypertension, publicação online

Nenhum comentário:

Postar um comentário