Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Saciedade entre intestino e cérebro é identificado por cientistas


Uma pesquisa feita pela Universidade de Lyon, na França, revela que a saciedade ao comer envolve mais do que sentir a cintura apertada. Em camundongos, os cientistas mapearam os sinais percorridos entre o intestino e o cérebro para gerar essa sensação de satisfação após uma refeição rica em proteínas.

Em artigo publicado esta semana na revista "Cell", o autor Gilles Mithieux diz que entender esse ciclo pode ajudar a criar novas formas de prevenção e tratamento contra a obesidade.

A ingestão de alimentos pode ser modulada por receptores nervosos localizados na veia porta, um importante vaso sanguíneo que drena o sangue do sistema digestivo e das glândulas ligadas a ele. De acordo com o estudo, o estímulo desses receptores aumenta a ingestão de comida, enquanto o bloqueio deles diminui o consumo.

Além disso, descobriu-se que os peptídeos - moléculas resultantes da digestão de proteínas - são capazes de conter esses receptores e controlar o apetite. São esses compostos que enviam sinais ao cérebro, então transmitidos de volta para o intestino liberar glicose (açúcar), e acabando assim com a vontade de comer.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário