Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Consumo de açúcar de adição por brasileiros preocupa


O açúcar, obtido através da sacarose, pode ser de diversos tipos, como refinado, demerara, mascavo e deve ser fabricado de suco de cana ou de beterraba. O consumo de açúcar é elevado em todo o mundo, devendo, no entanto haver controle, devido ao seu alto valor energético, dentre outros fatores.

Pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de estimar o consumo de “açúcar de adição” pela população brasileira e verificar a tendência do seu consumo nas últimas décadas. De acordo com os resultados, a participação do açúcar de mesa nos últimos 15 anos foi reduzida, porém a contribuição do açúcar adicionado aos alimentos dobrou, principalmente devido ao consumo de refrigerantes e biscoitos. De forma geral, o consumo de açúcar no Brasil excede de forma elevada a recomendação da Organização Mundial de Saúde.

Outra pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a relação entre o consumo de açúcares de adição e a adequação do consumo de nutrientes e grupos alimentares em adolescentes residentes no município de São Paulo. De acordo com os resultados, o consumo excessivo de açúcares de adição se mostrou relacionado à menor adequação do consumo de nutrientes e à menor ingestão de alimentos de alta densidade nutritiva.

Os dados dos estudos evidenciam a necessidade de orientar a população em relação ao consumo de açúcar na alimentação, devendo este ser controlado para não exceder a ingestão energética diária e não prejudicar o consumo de outras fontes alimentares.

Fonte: Blog Nutricionista Camila Ferrabrás Alho

Nenhum comentário:

Postar um comentário