Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Prevenindo a menopausa precoce



Quando se fala em menopausa todo mundo pensa naqueles sintomas horríveis de calor, taquicardia, depressão, baixa libido. Algumas mulheres têm muitos problemas nesse período chegando ao ponto de ter que tirar o útero ou até o ovário. Aí de médico em médico, a conduta é sempre a mesma de implementar na “dieta” da paciente algum medicamento repositor hormonal. Não, eu não sou contra medicamentos quando usados em situações de problemas AGUDOS (como no caso da retirada dos ovários). Acontece que quando o problema é crônico, os sintomas todos são só mascarados, igual a quem usa pílula anticoncepcional, por isso eu não conheço nenhuma mulher em idade fértil ou não que se sinta curada da TPM ou das ondas de calor usando apenas esses hormônios sintéticos. Masssss nós não queremos ficar assim né?? Queremos estar ótimas, de bom-humor, em forma e lindas certo??
Pois é aí mesmo que a nutrição entra! Sem prevenção minhas amigas, nada feito. Você acreditaria se eu dissesse que cuidando desde jovem da sua saúde, depois você não sentirá nada na menopausa? Quando eu encontro senhorinhas que passaram pelo período de fim da menstruação sem sintoma algum, eu acredito que isso é completamente possível.
E vamos à dicas práticas:
O grande X da questão é manter regulados os seus hormônios principais: testosterona, estrogênio, progesterona. Esses três em equilíbrio vão garantir que a mulher não tenha problemas menstruais, de fertilidade ou de menopausa. Pra garantir esse efeito as sugestões são simples mas eu vejo que na prática as pessoas encontram muita dificuldade, então se você é jovem, por favor se garanta já e agorinha:
1 –  Invista em alimentos orgânicos: você não tem idéia do que os pesticidas dos vegetais e dos hormônios/antibióticos da carne podem fazer de mau no seu organismo – A-CRE-DI-TE!
2 –  Faz outra coisa bem importante pra sua saúde: evite comer doces e pães todos os dias! se você sente essa vontade procure um nutricionista para te ajudar já que esse é um dos hábitos mais nocivos para o seu metabolismo, te desidrata e ainda faz você querer mais doce! Ah, excesso de açúcares na dieta também está intimamente ligado com Síndrome do Ovário Policístico, uma das grandes causas de infertilidade.
3 –  Se você é mãe de meninas, por favor, não as deixe engordar. Quanto mais gordura no corpo elas tiverem maiores as chances de desenvolver problemas como a infertilidade e a endometriose. E se você já for adulta em idade fértil, pense o quanto antes em perder peso já que a intenção é te deixar saudável pra não ter uma menopausa difícil e precoce.
4 –  Evite cigarro e bebida: é, esses “ingredientes” estão longe de serem amigos do organismo feminino e estão mais alí do lado dos vários tipos de câncer.
5 –  Faça exercícios físicos: a dica é mega manjada mas é simplesmente fundamental pra manter seu sistema hormonal em dia. Nosso corpo não foi feito pra ficar parado então é melhor encontrar alguma coisa pra se mexer e ficar mais equilibrada porque sedentarismo gera uma porção de problemas inicialmente emocionais e que depois tornam-se físicos.
6 –  No stress!! sei bem que não ser estressada envolve muita coisa mas ainda acredito mais na nossa atitude diante da vida que afinal, só a gente mesma é que pode decidir de que forma viver – se é bem ou mal.
7 –  E a última e não menos importante dica: você precisa dormir no mínimo 7h por noite e precisa necessariamente de ter um sono da beleza, de princesa mesmo – ou seja, dormir até se sentir descansada. Se isso não estiver acontecendo, recorra a dica do exercício que com certeza seu sono vai melhorar.
Como nutricionista eu fico meio abalada quando vejo mulheres que tem tudo exceto boa saúde. Por isso deixo aqui um pedacinho de conhecimento pra você pensar no seu futuro e no das suas filhas se as tiver. E como mulher, também sei como é bom fazer as pazes com esse nosso universo do organismo feminino e poder largar de vez pílulas anticoncepcionais e outros aritfícios da indústria moderna que não fazem mais do que nos deixar doentes e infelizes.
Então se você deseja, como eu, ter uma menopausa feliz e nada precoce , cuide-se um pouco mais. Combinado?
Fonte: Inteligência Nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário