Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 22 de julho de 2012

Semente de pitanga possui composto ativo contra leishmaniose


Extrato de semente de pitanga

Um extrato da semente de pitanga inibe a atividade da enzima arginase, associada ao metabolismo e à reprodução da Leishmania amazonensis, protozoário causador da leishmaniose.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga.

As sementes são um resíduo não aproveitado pela indústria de alimentos e correspondem a 31% do peso total da fruta.

O extrato poderá ser utilizado na produção de fármacos contra a leishmaniose, doença que atinge a população de países tropicais e subtropicais.

Extrato supercrítico

A arginase permite à Leishmania produzir uma substância antioxidante (tripanotiona) que neutraliza o óxido nítrico e outros radicais livres produzidos pelos macrófagos, células de defesa do organismo de animais e seres humanos.

"Os protozoários, na forma promastigota (etapa do ciclo evolutivo), invadem os macrófagos para se reproduzirem", diz a pesquisadora Débora Nascimento e Santos. "Os macrófagos, como defesa, produzem substâncias que eliminam a Leishmania, as quais são neutralizadas indiretamente pela atividade da arginase".

Os pesquisadores extraíram da semente de pitanga o chamado extrato supercrítico, que é obtido com adição de solvente em condições críticas de temperatura e pressão, formando um gás, depois convertido em líquido.

Ação antimicrobiana

A pesquisa também revelou que o extrato da semente de pitanga possui ação antioxidante e antimicrobiana.

"A atividade antimicrobiana também apresentou excelentes resultados", ressalta Débora. "Com esses resultados em mãos, agora é possível caminhar no sentido de chegar ao grupo de substâncias que exercem bioatividade no extrato supercrítico".

Quanto à possível utilização do extrato na produção de fármacos, Débora aponta que é cada vez mais frequente o lançamento de medicamentos a partir de produtos naturais, mas entraves, como custo elevado e dificuldade de purificação, ainda são fatores que limitam essa alternativa em relação aos fármacos sintéticos.

"Partindo de um extrato natural sem solvente, como é o caso do extrato supercrítico, até o medicamento final, testes de letalidade, toxicidade aguda e crônica, estabilidade e vida útil deveriam ser realizados", ressalta. "Tudo isso em parceria com pesquisadores dessas áreas de estudo".

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário