Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hábito alimentar que você precisa mudar hoje: COMER DEMAIS!



Se você não gosta de falar de dieta ou se já tentou um monte delas sem sucesso ou ainda se você acredita que precisa de um meio diferente de comer melhor, mudar hábitos pode ser fundamental. Aliás a maioria de nós saberia se cuidar de um jeito mais preciso se tivéssemos educação nutricional no colégio, afinal a importância universal da boa alimentação não é amplamente discutida desde que somos jovenzinhos, então levar um papo com um nutricionista fica parecendo “coisa de adulto” sabe?
Por isso, vou escrever uma série de 10 posts falando sobre os principais hábitos que precisamos mudar já! Começo hoje e nas próximas sextas-feiras vou colocando as outras dicas.
E falando em hábito alimentar, hoje a dica é pra gente evitar comer demais! E além de comer demais, comemos demais de tudo. Se vamos comer chocolate, a gente come de monte; se é carne, comemos carne quase todos os dias e no fim de semana vai um churrasco; se é arroz, o prato faz aquela montanha sabe??; se é massa, pizza ou afins, a gente dá prejuízo no rodízio…..; e aqueles aficcionados por refrigerante então? litros e litros no fim de semana ou durante a semana também!
Quando eu paro pra pensar na quantidade de comida que estamos acostumados a comer fico imaginando as pessoas que praticam a alimentação prânica, que é nada menos que viver de luz. Essas pessoas praticamente não comem comida e sobrevivem. Algumas durante muitos anos, mais que nós. E aí me pergunto, se essas pessoas vivem muito bem sem comida e nós vivemos mal com muita comida, não seria melhor achar um equilíbrio nisso tudo?
hiperalimentação é bem comum no nosso meio porque a oferta de alimentos é grande em qualquer lugar que vamos e as pessoas sofrem muito de ansiedade. Creio que esses são os principais motivos que nos levam a comer em excesso. As pessoas ansiosas quanto mais comem mais sentem a necessidade de comer e com isso não conseguem se conter quando tem fácil acesso a muita comida.
O que é excesso? Depende muito de vários fatores mas segue abaixo algumas dicas que servem pra todo mundo:
- Refrigerantes: mais que 2 copos na semana;
- Doces e chocolate: mais que 1 porção por dia
- Carne vermelha: mais que 2x/semana
- Arroz: se você não for atleta, mais que 5 colheres de sopa
- Queijos e laticínios: mais que 1x/dia
- Massas: mais que 1x/semana
Essas observações são cabíveis dentro da nossa alimentação ocidental que tem muito de tudo isso que falei acima.
Por isso gente, aonde quer que você vá, diminua a quantidade da sua comida. Os nossos excessos vão sempre trazer prejuízos e consequências, as enfermidades mais conhecidas relacionadas a hiperalimentação são a síndrome metabólica e mais tarde o câncer.
Fonte: Inteligência Nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário