Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Truques para perder peso e não morrer de fome



Frescas ou secas, as frutas podem ser usadas em lanches, saladas, coquetéis. Ricas em vitaminas, minerais e carboidratos, fornecem fibras que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam no controle do diabetes, do colesterol e conferem saciedade. As frutas secas (ameixa, banana desidratada, uva passa), também muito nutritivas práticas, contém mais calorias que as frutas frescas em uma porção de mesmo peso, perdem alguns nutrientes como a vitamina C, mas concentram outros e são bem saborosas. 

Algumas frutas contêm pigmentos (responsáveis pela cor da fruta) como a antocianina, encontrada em frutas como a uva e ameixa roxa que ajudam no combate aos radicais livres e até mesmo no controle da obesidade. Já o ácido elágico, encontrado nas frutas vermelhas (morango, romã, framboesa) ajuda na prevenção de doenças e dão aquela forcinha à beleza, evitando as rugas. Outra substância é a afisetina, encontrada na maçã, que auxilia no funcionamento cerebral e a na memória.

Fresquinhos e refrescantes, os sucos são muito bem-vindos desde que sejam naturais e preparados na hora do consumo. Isto mesmo! Os de pó, cheios de corantes e conservantes, não preservam os nutrientes das frutas. Já os de caixinha, embora mais saudáveis que os refrigerantes, contribuem para a hidratação mas contêm açúcar (ou adoçante),  corantes, menos polpa e mais água e perdem para as frutas em fibras, vitaminas e minerais.

As polpas congeladas embora não tenham açúcar e adoçante, perdem a vitamina C e alguns fabricantes também coam o produto antes do envase, o que diminui as fibras. É também o que ocorre com os sucos preparados nos populares extratores caseiros que permitem combinações incríveis mas que tiram os bagaço e as cascas de cena, diminuindo as fibras. Fibras e cascas também são perdidas quando coamos o suco. Assim, a dica é usar estas partes para o preparo de bolos e tortas.

O preparo de sucos permite usar a criatividade, combinando dois ou mais tipos de frutas e adicionando hortaliças. Uma dica é evitar adicionar muita água aos sucos para que um copo da bebida contenha uma boa concentração de nutrientes. Assim, a sugestão é preparar o suco puro ou não sendo possível, adicionar água de coco ou suco de laranja para fazer a base. Esta medida ajuda a diminuir ou dispensa a necessidade de açúcar.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário